Pandemia é oportunidade de reinvenção para o setor jurídico

Fundadora e CEO da Koy Inteligência Jurídica, Karla Capela

Para CEO de startup de IA, atual momento exige rapidez e efetivas mudanças para atender o mercado

À frente das operações da Koy Inteligência Jurídica, a advogada Karla Capela é uma das profissionais da área que participa da disrupção tecnológica do setor. É fundadora e CEO da startup, que oferece uma plataforma de gestão jurídica com inteligência artificial aliada ao aprendizado de máquina: I-Norma. Recentemente a executiva ganhou reconhecimento internacional sendo homenageada pela IBM, durante sua conferência Think Digital, ao integrar a lista Women Leaders in AI. Karla estava entre as mais de 35 mulheres líderes de negócios de 12 países, que usam o potencial da IA para impulsionar a transformação, o crescimento e a inovação em diversas indústrias.

Em entrevista exclusiva ao Law Innovation, Karla afirma que a empresa criou sua linha de produtos a partir de um propósito e da necessidade de resolver um problema real. “Nós colocamos a necessidade do cliente ser o centro das prioridades e conseguimos fazer isso porque conhecemos na pele a dor desse cliente.” Com interface simples e visual, a ferramenta oferece a unificação de todos os sistemas judiciais do País e faz do operador jurídico estratégico. Como resultado, clientes conseguiram aumentar 30% do aumento de receita sem aumento de custos, entre outros benefícios.

Na opinião da advogada, desafios como a pandemia devem ser vistos como uma oportunidade de reinvenção. O atual momento impõe ao setor a necessidade de modernização de forma rápida e efetiva. “O mercado se impõe e os últimos profissionais a aderirem à tecnologia serão abandonados”, conclui a CEO.

Law Innovation – Como você avalia o uso da IA na área?

Karla: A IA é a tecnologia que estará mais presente no dia a dia das pessoas nos próximos dez anos. É fundamental que essa tecnologia seja humanizada, trazendo mais pessoas pra colaboração e compartilhamento de seus conhecimentos. Com a IA esses conhecimentos são transformados em ações e essas ações são capazes de se multiplicar e rapidamente gerar uma mudança positiva no mundo.

 Law Innovation –  Quais os diferenciais da solução desenvolvida por sua empresa? Quais as razões que a levaram a ser homenageada pela IBM?

Karla: Acredito que o principal diferencial é a forma como fizemos. É muito importante modelar um produto a partir de um propósito e da necessidade de resolver uma dor real. Como advogada, senti falta de uma tecnologia que tivesse resolvido alguns problemas. Por exemplo, a unificação de todos os sistemas judiciais do País para evitar que o operador jurídico tivesse que buscar informações nos sites da justiça. É importante lembrar que o processo é uma estrutura dinâmica e acredito que, em nossa ferramenta, essa característica é a base da construção.

Além disso, nossa interface é muito simples e visual (com alertas no momento em que cada mudança acontece na justiça) e, sobre ela, conseguimos promover as inferências para gerar agendamentos inteligentes, encontrar casos encerrados, ativos judiciais e depósitos recursais. Como espelhamentos dos autos judiciais e os andamentos processuais no momento em que eles acontecem na justiça, somos capazes de nos antever a alguns atos processuais (como bloqueio judicial) e assim gerar um novo fluxo de ação.

Na prática, nossa tecnologia torna o operador jurídico estratégico, entregando a oportunidade de agir de acordo com eventos e não a reagir diante dos eventos. Acho que essa mudança de mindset é o que leva nossa tecnologia a ser diferente de outras tecnologias do mercado. Nós colocamos a necessidade do cliente ser o centro das prioridades e conseguimos fazer isso porque conhecemos na pele a dor desse cliente. Acredito que o reconhecimento da IBM se deva exatamente ao fato de termos apresentado resultados realmente excepcionais, através do uso da IA.

Temos casos de clientes que, por conta da adesão à nossa tecnologia obtiveram já desde o primeiro mês de utilização, 30% do aumento de receita, sem contudo, terem aumentado seus custos. Temos outro de recuperação de 330 milhões em descontingenciamento de base (num prazo de 60 dias). Acredito que a transformação que visa a humanizar a tecnologia, trazendo mais pessoas e valorizando a diversidade de pensamento possibilita um trabalho mais rico e eficiente. É desumano fazer um trabalho que a tecnologia pode fazer de forma rápida e otimizada. Valorizamos o tempo das pessoas e levamos em consideração que o tempo é um recurso extremamente escasso e, por isso, desburocratizamos o trabalho através da IA.

Vejo também que o pioneirismo do uso de inteligência artificial na obtenção desses resultados expressivos, sempre focado na necessidade do nosso cliente e na reinvenção da advocacia, são diferenciais que nos levou a receber a honraria.

Law Innovation – Quais as soluções que a empresa oferece para o setor? A empresa tem lançamentos previstos para este ano?

Karla – Nós unificamos todos os sistemas judiciais. Com isso espelhamos tanto os andamentos quanto os autos processuais, trazendo agilidade e eficiência para a visão de nosso cliente. Nós também automatizamos os fluxos. Por meio da inteligência de Norma (embarcada em Watson IBM), somos capazes de processar em seis segundos análises dos autos (que geram remuneração para o escritório e para jurídicos corporativos), o que um advogado faz em uma hora e meia.

Fazemos isso no momento em que essas movimentações acontecem na justiça, entregando em tempo real as providências que devem ser adotadas. Como fazemos tudo isso antes mesmo do início da contagem dos prazos, conseguimos mitigar os riscos operacionais. Hoje, nosso serviço mais básico o Koy Blue é orientado para advogados autônomos. Nossos serviços para escritórios e jurídicos corporativos, o Koy Corporate, que é focado nas necessidades de quem precisa fazer o processamento de um vasto volume de dados com expertise e usando pouco tempo.

Nosso foco é entregar a melhor tecnologia ao melhor profissional, tirando das mãos dele os trabalhos burocráticos para que ele possa pensar a estratégia e assim reinventar a maneira de se fazer justiça no País. Quanto ao futuro, acreditamos que ele acontece agora e, por isso, acabamos de disponibilizar salas de conference call completamente seguras e criptografadas, as KOYference, diretamente do sistema. Com o KOY não é mais necessário sair do sistema para se relacionar com outras pessoas. O cliente abre sala de forma simples diretamente de dentro da nossa plataforma.

Law Innovation – Qual a sua avaliação sobre o desenvolvimento do Direito 4.0 no Brasil? A pandemia contribui para a transformação digital?

Karla – Acredito que desafios (ainda que terrivelmente difíceis de encarar, como a pandemia que acomete o mundo) são uma oportunidade de reinvenção. A área jurídica é uma das últimas indústrias a abraçar a tecnologia e não conseguiu fazer essa travessia antes por ser mais austera. E por ainda ser erigida no viés da prestação de serviço, não tendo muito acesso a princípios de gestão. Também vejo que é uma área aversa ao aprendizado pelo erro e, por isso, tende a ser mais retraída no que concerne a novas tecnologias.

Quando trazemos para a realidade o uso de tecnologias mais eficientes – como inteligência artificial, aprendizado de máquina e visão computacional –, possibilitamos que essa travessia e disrupção cultural seja mais tranquila e confortável. Vejo também que a pandemia terminou impondo para o mercado jurídico a necessidade de se modernizar rapidamente e de forma efetiva. O mercado se impõe e os últimos profissionais a aderirem à tecnologia serão abandonados.

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