Digitalização é fundamental para as empresas cumprirem as normas ESG

Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil

É de suma importância que as companhias estabeleçam protocolos coesos entre teoria e prática para tirar as ações ESG do papel. Para isso, a tecnologia desempenha um papel fundamental, fornecendo ferramentas capazes de agilizar a implementação e realizar a mensuração das iniciativas desenhadas.

Serviços e produtos que sejam menos prejudiciais ao ambiente, à saúde humana e à sociedade como um todo estarão cada vez mais nos holofotes dos consumidores, segundo pesquisa realizada pela EY Parthenon, vertente de consultoria de estratégia global da Ernst & Young. Dessa forma, a discussão sobre a agenda Environmental, Social and Governance (ESG) ganha ainda mais relevância ao endossar práticas concentradas em capital humano, capazes de ampliar o bem-estar, a retenção de times, o engajamento e o consequente lucro financeiro.

É de suma importância que as companhias estabeleçam protocolos coesos entre teoria e prática para tirar as ações ESG do papel. Para isso, a tecnologia desempenha um papel fundamental, fornecendo ferramentas capazes de agilizar a implementação e realizar a mensuração das iniciativas desenhadas.

“O avanço das tecnologias voltadas para as práticas ESG capacita as empresas a monitorar, relatar e melhorar suas abordagens sustentáveis e responsabilidades corporativas”, afirma Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil, empresa que oferece soluções para a gestão integrada da conformidade, inovação e transformação digital.

Para entender melhor o papel da tecnologia no suporte às práticas mais sustentáveis, o especialista indica os benefícios abaixo:

o Centralização – Por meio de soluções tecnológicas, a coleta de dados fica centralizada, resultando em análises mais eficientes e relatórios de sustentabilidade mais precisos. Softwares de gerenciamento ajudam empresas a monitorar em tempo real os detalhes da sua gestão operacional e reforçam para os públicos interessados o progresso da organização;

o Transparência – Com o intuito de clarear processos e aumentar a transparência nas empresas, a transformação digital se mostra uma verdadeira aliada para implementar, rastrear e verificar o cumprimento de padrões ESG, dificultando cada vez mais os subterfúgios em relação aos processos sustentáveis, ajudando a aumentar a confiança de investidores e consumidores, demonstrando compromisso;

o Eficiência e gestão – Soluções tecnológicas podem ser usadas para automatizar processos, reduzir custos e consumo de recursos da natureza, otimizando atividades corriqueiras e minimizando os impactos negativos. Além disso, a automação faz com que funcionários consigam ter mais liberdade para executar funções de natureza humana e diminuir a sobrecarga, ponto importante para uma das práticas ESG, que envolve o bem-estar social e corporativo;

o Confiança – Com a demonstração de investimentos na área de tecnologia para apoiar a sustentabilidade, a confiança dos stakeholders aumenta exponencialmente, demonstrando de forma clara que a organização se compromete com a nitidez e a tangibilidade dos processos ESG, além de aumentar a transparência quanto à prestação de contas para as partes interessadas.

Na intenção de superar os desafios sustentáveis de um negócio, a SoftExpert traz soluções que buscam reduzir os riscos, implementar regras e regulamentar as organizações de qualquer porte. A plataforma SoftExpert, garante Gonçalves, “reduz o custo da conformidade e ajuda as empresas a aumentar a produtividade e seguir à risca as práticas ESG”.

A solução, acrescenta ele, é uma facilitadora na hora de obter certificados, como a ISO 14001 de gestão ambiental, que estabelece diretrizes para o desenvolvimento de sistemas destinados a ancorar práticas ambientalistas. Ou a ISO 9001, que aplica normas para uma gestão de qualidade para o público de interesse.

Relatório de sustentabilidade na Copapel

A Copapel, fornecedora de produtos e serviços para higiene e limpeza profissional, é uma das empresas que aderiu à ferramenta da SoftExpert. A companhia utiliza a plataforma em larga escala para controle de indicadores, gestão de contratos e de ativos, planos de ação, questionários e treinamentos, nos departamentos de Compras, Operação, Vendas, SGI, TIC, RH, Financeiro e Marketing.

Fundamental para a elaboração do relatório de sustentabilidade, produzido anualmente pela Copapel, a solução SoftExpert Suite simplifica e automatiza a compilação dos dados que envolvem os fatores Ambientais, Sociais e de Governança Corporativa, por meio de uma gestão centralizada destes três pilares.

Isso porque, além dos dados gerados pelo próprio software, ele possibilita a integração com outros sistemas, como ERPs, e a consolidação de indicadores do universo ESG como: emissão de CO2, consumo de água e consumo de energia, tudo em um único lugar. A centralização torna os dados confiáveis e a análise e interpretação se veem facilitadas, otimizando a elaboração do relatório de sustentabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.