Processo Judicial Eletrônico faz da Justiça brasileira uma referência mundial em automação

Fábio Barros, CEO da Infox

Com participação da Infox em vários projetos, sistema PJe está implantado em mais da metade dos tribunais estaduais e em toda a Justiça do Trabalho e Eleitoral do país

Utilizado na maior parte dos tribunais e com cerca de 60 milhões de processos em tramitação, o Sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe) tornou o Judiciário brasileiro uma referência mundial em automação de processos, além de ter contribuído para o incremento do Índice de Produtividade dos Magistrados (IPM) e do Índice de Produtividade dos Servidores (IPS-Jud).

O sistema foi concebido e desenvolvido pela empresa Infox Tecnologia da Informação por meio da contratação para o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), com total envolvimento das áreas de TI e de negócios deste tribunal, adotando abordagem tecnológica baseada na disciplina BPM (Business Process Management).

Logo após o seu lançamento, em 2010, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) incorporou-se ao projeto, passando a atuar na evolução do PJe e a disseminá-lo para todo o Judiciário brasileiro. Atualmente, o sistema está implantado em mais da metade dos tribunais estaduais e em toda a Justiça do Trabalho e Eleitoral do país, sendo que nestes últimos predominavam os processos físicos antes da chegada do PJe.

Os diferenciais tecnológicos presentes na plataforma exigem um grau de expertise para a sua sustentação, que inclui desde o monitoramento e gerenciamento da infraestrutura de software até as intervenções evolutivas. Por essa razão, vários tribunais têm contratado a Infox pela sua especialização no PJe, para garantir o bom funcionamento do sistema e para contribuir com o seu upgrade.

No TRF5, a empresa atua continuamente desde a concepção do sistema em 2010. No Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, a Infox participou ativamente da implantação do PJe e segue atuando no monitoramento e gerenciamento da infraestrutura do sistema.

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo também contratou a Infox, com maior ênfase na evolução do sistema, assim como o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. Mais recentemente, a empresa foi contratada pelos Tribunais de Justiça de Pernambuco e de Rondônia, sendo este um dos que mais contribuem com novas funcionalidades e inovação para o PJe.

Ranking de eficiência

Já em 2024 foi celebrado um contrato com o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), o número um entre os cinco tribunais de grande porte em ranking de eficiência, com o maior índice de atendimento à demanda e a menor taxa de congestionamento total, conforme o Relatório Justiça em Números 2023 pelo Conselho Nacional de Justiça.

“Poder evoluir e manter o PJe em um tribunal do porte do TJMG é o reconhecimento da Infox e da competência do nosso time para contribuir com o aumento da estabilidade e da disponibilidade, além de atuar em customizações do sistema”, diz Fábio Barros, CEO da Infox.

Segundo o executivo, outros tribunais estão examinando a contratação da Infox, que tem como meta firmar novos contratos ao longo deste ano. “Estamos ampliando nosso time de especialistas para garantir o crescimento desta que é a principal vertical de atuação da Infox”, informa.

Para o futuro próximo, a empresa planeja ampliar sua atuação para além dos tribunais, alcançando o Ministério Público, além de procuradorias estaduais, municipais, defensorias públicas e a própria advocacia, com a oferta de soluções inovadoras. “Já somos vistos como empresa de referência em automação judicial e queremos levar nossa expertise para todo o ecossistema do Judiciário”, conclui Barros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.