Tecnologia Blockchain reforça a segurança e a confiabilidade dos leilões on-line

Marcus Penteado, novo CO-CEO da Bom Valor

Ferramenta torna possível garantir a origem, o histórico e trackeamento dos dados ligados aos bens leiloados

Quando utilizada no mercado de leilões, a tecnologia Blockchain, que opera com registros distribuídos, reforça a confiança, a proteção e a transparência dos dados trafegados. Esta característica é essencial quando se sabe que havia quase mil sites falsos se apresentando como empresas de leilão no ano passado.

Por si só, a figura do leiloeiro oficial vem acompanhada de maior confiabilidade, regulação e fé-pública. Com a utilização do Blockchain, torna-se possível garantir a origem, o histórico e trackeamento dos dados.

Registra-se tudo que tem ligação com a mercadoria, desde a sua origem. São gravados, por exemplo, dados sobre procedência, vistoria, avaliação, precificação, editais, eventos e tudo que envolve o processo de um leilão.

Portanto, cria-se um histórico do item que vai ser leiloado.  São gravados todos os ritos e processos licitatórios de quem se habilitou, lances e quem arrematou, o que inclui o pós-venda, com parte financeira, fiscal e outros itens.

Empresa de tecnologia que cria e desenvolve produtos, serviços e soluções digitais para compradores e vendedores, a rede Bom Valor é a única na América Latina a utilizar a tecnologia Blockchain no mercado de leilões on-line.

O executivo Marcus Penteado assumiu recentemente a função de Co-CEO na Bom Valor para liderar a área de gestão e expansão da empresa.  “O nosso propósito é criar a maior rede autêntica de negociações em Blockchain”, salienta.

“Iniciei o meu contato com a rede Bom Valor como um investidor e acreditei no potencial do negócio. Percebi que, nessa fase em que a empresa está, era preciso me dedicar cem por cento. Na minha vida profissional, concretizei o sonho de transformar a logística no Brasil e agora, com a Bom Valor, tenho a oportunidade de ampliar e impactar outros setores”, revela.

A ligação de Penteado com a rede Bom Valor já vinha de um relacionamento estreitado com o empresário Ronaldo Sodré Santoro, Founder e Head de Produtos Digitais e Tecnologia e um dos principais nomes do segmento de leilão on-line do Brasil.

Ronaldo é de uma família tradicional na leiloaria e aprendeu tudo sobre a profissão com os tios na Sodré Santoro. Na sequência criou o seu primeiro site de leilões na Internet e, no final dos anos 90, apostou no uso da ferramenta – ainda discada – no setor de leilões oficiais de bens móveis e imóveis, mudando o mercado. Desde então se tornou pioneiro em leilão on-line no Brasil e na América Latina. Agora, Santoro inova mais uma vez ao implantar a tecnologia Blockchain no segmento.

Interconexão dos participantes

“A nova economia são as redes de redes, as redes de interesse comum, onde seus produtos e serviços estarão conectados entre empresas com plataformas de tecnologias diferentes entre si. Esta nova forma de fazer negócios nos transformará e nos conectará globalmente. Estamos vivenciando uma grande mudança cultural e, com a chegada do Penteado na rede Bom Valor, iremos nos complementar na gestão da companhia e implantar uma estrutura horizontal. Estamos juntos na empresa para poder servir”, assinala Sodré Santoro.

Além da bagagem técnica que traz para a companhia, Penteado será responsável também por aprimorar a cultura de inovação. “Junto com o Ronaldo faremos da rede Bom Valor uma empresa ágil, colaborativa e que incentive a inovação. Daremos mais autonomia aos nossos colaboradores, incentivando as habilidades individuais e novos experimentações, sempre utilizando a tecnologia com foco nos resultados”, completa Penteado.

Somente em 2020, a rede Bom Valor ofertou mais de 3.500 produtos por mês em sua plataforma, transacionando R$ 367 milhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *