RightStars chega ao Brasil propondo facilitar o acesso à Justiça com uso de tecnologia

Christian Nielsen, advogado e fundador da empresa

Plataforma da lawtech tem como objetivo promover a conexão entre pessoas com problemas legais e advogados especializados

A RightStars é uma plataforma virtual que chega ao mercado para agilizar o acesso dos brasileiros à Justiça, considerando-se a estimativa de que, no País, 140 milhões de pessoas e 10 milhões de pequenas empresas não têm suas demandas jurídicas atendidas.

Por outro lado, de acordo com dados divulgados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o país possui 1,1 milhão de advogados cadastrados no banco de dados da instituição, o que revela a existência de um advogado para cerca de 190 habitantes.

Calcula-se que este número vai crescer para dois milhões nos próximos cinco anos, motivo que suscitou a escolha do Brasil por parte da lawtech RightStars. Seus idealizadores, Christian Nielsen e Hakim Cherif, viram no país um terreno fértil para a concretização de seu objetivo: conectar pessoas que possuem problemas legais e advogados especializados.

A maioria dos profissionais de Direito trabalha como autônomo ou em pequenos escritórios de advocacia, cujo faturamento alterna altos e baixos. Motivados pela pandemia, cada vez mais advogados escolhem um caminho independente para desfrutar de maior liberdade.          

A Rightstars oferece um caminho para os profissionais moldarem seu próprio futuro, ao mesmo tempo em que possibilita uma atividade mais estável. Sua meta é abrir portas para que os advogados participem da “economia criativa” usando canais de exposição e ferramentas para aprimorar o trabalho digital.

“Trabalhei quase uma década na AirHelp usando a tecnologia para preencher as lacunas existentes na Justiça. Isso funciona bem em um nicho como atrasos de voo, mas, para resolver os problemas em uma escala maior, cheguei à conclusão de que a verdadeira solução é uma combinação de advogados e tecnologia”, afirma Nielsen.

“Basicamente ajudamos os advogados a dar seu toque humano, enquanto nossa tecnologia, quase como num site de encontros ou no mercado de ações, promove a combinação certa – sempre. Isso requer transparência no preço, nos serviços prestados e na disponibilidade. Quanto maior for o volume, mais precisa e eficiente será nossa tecnologia. Esta é uma das razões que nos levou a escolher o Brasil. Também porque trabalho aqui há muitos anos e vim a amar seu povo e sua cultura”, completa.

Segundo a empresa, entre os objetivos da plataforma destacam-se os seguintes: a) Ser transparente, dando voz a quem pode fornecer a informação correta, desmistificando o mundo jurídico e aproximando atributos como qualidade, preço justo e concorrência leal, dando poder de escolha ao consumidor; b) Ser simples, descomplicando as leis e o vocabulário da área, chegando-se à solução do problema de forma mais rápida e eficiente, em benefício do autor ou do réu da ação em questão; c) Ser amigável, tornando a experiência jurídica não só acessível mas também confortável, com a relação entre as partes sendo sempre pautada  na confiança e  no respeito.

O site da lawtech conta com recursos como “Encontre um advogado”, um diretório que possui profissionais qualificados e capacitados, em que o público poderá acessar e escolher o ideal para a sua necessidade; um Fórum destinado a perguntas do público, ao qual os advogados cadastrados na plataforma terão acesso, respondendo as questões. Se uma simples resposta não for suficiente, o cliente poderá entrar em contato com o advogado que respondeu a sua questão da forma mais satisfatória através do chat.

Cada pergunta e resposta beneficia todo o público, já que o conteúdo está disponível gratuitamente para todos. As respostas mais populares serão destacadas, dando ao advogado maior destaque, com o potencial de atrair mais clientes para ele.

Visão de comunidade

É esta visão de comunidade, segundo Nielsen, que realmente diferencia a Rightstars das alternativas existentes, onde os problemas são resolvidos a portas fechadas. Para fortalecer este diferencial, a lawtech também planeja lançar no próximo mês o “Lounge dos Doutores”, um espaço exclusivo para os advogados colaborarem entre si, trocarem experiências ou apenas compartilharem curiosidades do dia a dia da profissão. É possível fazer a inscrição na lista exclusiva para ter acesso ao pré-lançamento.

“Como sou da área, sei que é preciso ser um advogado para entender um advogado. Normalmente, temos contato com colegas da faculdade ou do trabalho, mas não havia uma maneira real de alavancar essa rede e aumentar ainda mais nossas habilidades. É aqui que entra o Lounge dos Doutores”, salienta Nielsen.

Em suma, conclui o fundador, a RightStars propõe uma perspectiva diferente da usual na área jurídica, em que o cliente apenas expõe suas questões e o advogado soluciona. Na abordagem utilizada pela lawtech, as iniciativas de um indivíduo, uma empresa ou um advogado contribuirão para o bem da comunidade, tornando todos partes da solução.

Mais detalhes podem ser obtidos no link https://www.rightstars.co/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.