Parceria entre Cubo Itaú e Liga Ventures levará soluções de startups para as corporações

Meta é ampliar a geração de negócios no ecossistema, com  as empresas empregando as soluções das startups a fim de obterem ganhos de eficiência operacional e acelerarem seus processos de transformação digital

De um lado, a curadoria, conexão e alcance da comunidade Cubo Itaú e, do outro, a experiência na condução e implementação de iniciativas e projetos em inovação aberta da Liga Ventures. A expectativa é que esta parceria entre as duas instituições potencialize a eficiência dos processos internos das empresas em ao menos 20% através de conexões e soluções de startups que contribuirão com os desafios de transformação digital dessas empresas e de seus processos internos.

O Cubo Itaú, mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, e a Liga Ventures, plataforma de inovação aberta pioneira no mercado de aceleração corporativa e corporate venture, nasceram no mesmo período e tiveram contribuição direta na formação do ecossistema de inovação e startups do Brasil.

Definida como Jornada de Inovação Aberta, a iniciativa operada pelas duas instituições terá como enfoque principal a prospecção ativa e direcionada de startups para os desafios apresentados por corporações. Durante a jornada, as empresas participarão de encontros recorrentes com startups, curadas e selecionadas, a fim de sanarem as dores e otimizarem oportunidades, objetivando ganhos de eficiência operacional e transformação digital para áreas internas, como RH, Operações, Marketing, Vendas, Logística, entre outras.

Além das mais de 450 soluções selecionadas e em fase de tração que fazem parte da comunidade do Cubo Itaú, as corporações passam a contar com a base da Liga Ventures com mais de 25.000 startups catalogadas no Brasil e América Latina, ampliando ainda mais o portfólio para geração de negócios.

As expertises e metodologias desenvolvidas ao longo de mais 50 programas de aceleração conduzidos pela Liga Ventures já geraram mais de 450 projetos entre startups e mais de 60 corporações diferentes nos últimos anos. Ao longo de 2020, apenas o Cubo recebeu mais de 350 desafios das grandes empresas que fazem parte da sua comunidade.

“É uma parceria que irá potencializar a geração de negócios entre startups e corporates, uma vez que vamos unir nossas experiências e trazer uma jornada ainda mais completa e eficiente para o processo de inovação aberta do mercado. Não temos dúvidas de que teremos excelentes resultados ao final de cada conexão”, comenta a co-head do Cubo Itaú, Renata Zanuto.

Estratégias de inovação aberta

A Liga Ventures entende que, com esse passo ao lado do Cubo Itaú, principal hub de startups da América Latina, a empresa está pronta para escalar sua atuação no mercado brasileiro. “A junção das competências do Cubo Itaú e da Liga criará um ambiente capaz de oferecer soluções para as principais necessidades das empresas em suas estratégias de inovação aberta com as startups”, diz Raphael Augusto, diretor da Liga Ventures.

“Como primeiro passo, vamos conduzir a Jornada de Inovação para os atuais mantenedores do Cubo, auxiliando na formação e conexão com startups para desafios internos das mesmas. Ao longo desses mais de cinco anos de experiência, nós conectamos oportunidades e transformamos negócios. A parceria com o Cubo marca uma evolução dessa trajetória e uma oportunidade madura para as empresas conseguirem acessar soluções e inovar ainda mais”, acrescenta ele.

Segundo os executivos, este é o primeiro movimento conjunto. Em breve, o mercado poderá acessar outras novidades ligadas à parceria, adiantam eles.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *