Legaltech seusdados cria projeto que conscientiza sobre cidadania digital nas escolas

Marcelo Fattori, CEO e fundador da seusdados

Projeto “Alunos Digitais” tem a missão de capacitar professores e engajar pais e alunos na iniciativa

Instituições de ensino em todo o Brasil vêm investindo cada vez mais em proteção de dados para se adequarem à LGPD. Segundo pesquisa divulgada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC. br), 60% das escolas particulares possuem políticas de proteção de dados contra 37% na rede pública. Observando este cenário, a legaltech seusdados desenvolveu o projeto Alunos Digitais” para a conscientização de professores, pais e alunos sobre a importância da segurança de dados pessoais e assuntos relacionados à Lei Geral de Proteção de Dados.

A iniciativa propõe a inserção de atividades realizadas mensalmente, em sala de aula, baseadas em gamificação (utilização de jogos) sobre o assunto. Além de preparar a criança e o adolescente para o mundo digital, o projeto ressalta a importância da internet e como ela pode ser positiva, incentivando a formação de uma cultura de cidadania digital. “Um dos maiores desafios nesses projetos de adequação à lei está na dificuldade existente para gerar conscientização de um dos atores mais importantes no processo de tratamentos de dados nas escolas, o professor”, afirma Marcelo Fattori, CEO e fundador da seusdados. “O educador via de regra está na sala de aula e tem pouco tempo para os treinamentos necessários”, explica.

 

O programa foi desenvolvido com o apoio de um time de pedagogos e especialistas em proteção de dados e atende às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para Marcelo Fattori, o sucesso do “Alunos Digitais” está no engajamento familiar e no tratamento da proteção de dados no ambiente escolar. “Para que o processo de transformação cultural aconteça não deixamos de considerar a ponta mais importante do programa que é o apoio dos familiares”, explica. “Dessa forma, será possível solidificar essas ações e fomentar a participação dos pais nas atividades do projeto”, ressalta.

 

A participação dos pais e responsáveis é incentivada pelos próprios alunos, que são premiados à medida em que avançam no jogo e conseguem demonstrar a implementação de boas práticas no uso da internet em sua casa. “Cria-se com isso um círculo virtuoso, educadores treinados educam os alunos que incentivam os pais a colocar em prática na sua casa essa cultura de cidadania digital e proteção de dados que, por sua vez, ficam mais atentos ao compartilhamento de dados pessoais com a escola”, finaliza Fattori. 

 

Dividido em seis fases, o game aborda temas importantes como: privacidade de dados pessoais, direitos do cidadão, navegação segura na internet, imagem e reputação nas redes sociais, propagação de fake news, jogos online, cyberbullying e como evitar perigos. À medida em que os alunos evoluem nas atividades propostas pelo projeto e chegam ao final, o participante é contemplado com o selo de “Guardião da Privacidade”. “Mais que conscientizar esses jovens e crianças, o jogo aproxima a família para o tema – que também aprende sobre LGPD e a importância da privacidade de dados”, explica Fattori. 

 

O projeto é destinado às escolas, da rede pública e privada, e será dividido em etapas. “O primeiro passo, assim que iniciamos o programa na escola, é capacitar os professores acerca do tema para que possam, por meio do jogo, conscientizar os alunos sobre a importância da privacidade de dados e informações.” “A proteção de dados é um direito garantido na Constituição e a nossa missão com este projeto é, de alguma forma, contribuir com a formação cidadã desses alunos, para que cresçam mais conscientes de seus direitos e deveres, dentro e fora do mundo digital”, finaliza.

 

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