everis propõe a automação inteligente de processos para elevar a eficiência das empresas

Bruno Leal Magalhaes, gerente de Business Consulting da everis Brasil

Evolução de soluções avançadas, como a IA ou Big Data, possibilita novo modelo de automação, com análises preditivas, agentes cognitivos, Machine Learning ou redes neurais

É necessário mudar a mentalidade das organizações e desenvolver uma visão única para impulsionar efetivamente os objetivos dos negócios por meio da automação, que hoje se tornou uma das principais ferramentas das empresas para transformar seus negócios atuais em busca de eficiência e novas oportunidades de geração de valor.

A everis, consultoria multinacional de negócios e TI, conta com uma equipe de consultores especializados em analisar as demandas de negócios das organizações e propor as melhores estratégias para automatizar seus processos. A meta é contribuir para que ampliem a produtividade, ganhem eficiência e reduzam custos para incrementar os resultados.

“Durante 2018, 20% do investimento global em Transformação Digital concentrou-se na automação, atingindo US$ 160 milhões e, para os próximos 10 anos, este mercado deverá ter um crescimento anual de 15%, saindo de 2,8 milhões de robôs instalados para 11 milhões em todo o mundo”, afirma Bruno Leal Magalhaes, gerente de Business Consulting da everis Brasil.

Segundo ele, o conceito de automação sempre esteve relacionado à robotização de tarefas altamente transacionais, repetitivas e de baixo valor e a ênfase passou a ser colocada na melhoria da eficiência dos processos, na redução dos custos operacionais e no aumento da escalabilidade para manter os recursos.

Novo modelo de automação inteligente

Mas a evolução de soluções tecnológicas avançadas, como a Inteligência Artificial (AI) ou Big Data, está possibilitando um novo modelo de automação inteligente de processos (IPA), no qual as tarefas mais complexas podem ser automatizadas por meio da implementação de análises preditivas e motores de decisão ou mesmo técnicas mais sofisticadas, como agentes cognitivos, Machine Learning ou redes neurais.

Por isto, a implementação de soluções de automação está demonstrando benefícios ainda mais significativos nas empresas, tanto na eficiência de suas operações quanto na satisfação de seus colaboradores e clientes, tais como:

1) Aumento da competitividade e diminuição do time-to-market devido à redução de 60% a 80% no tempo de operação dos processos;

2) Obtenção de economia e redução de 40% a 50% da força de trabalho dedicada a atividades manuais e repetitivas, permitindo sua realocação para tarefas de maior valor ou mesmo em áreas mais carentes de mão de obra da organização;

3) Eliminação de 100% dos erros operacionais humanos, maximizando a precisão, a qualidade das operações e a economia de custos;

4) Maior articulação e melhoria da percepção do serviço por parte do cliente, aumentando a sua satisfação média em cerca de 20%.

Desafios operacionais e de negócios

Ainda assim, vale ressaltar que, para implementar adequadamente uma estratégia de automação e alcançar os resultados esperados, as empresas devem enfrentar uma série de desafios não apenas tecnológicos, mas também operacionais e de negócios:

o Alinhar os interesses entre as diferentes unidades de negócio e obter o apoio necessário dentro da organização para justificar a aposta em uma estratégia deste tipo;

o Compreender que a melhor abordagem para conhecer a real complexidade de automatizar um processo é por meio do desenvolvimento de provas de conceito, que permitem estimar de forma adequada o tempo e os recursos necessários para a implementação;

o Desenvolver um sólido caso de negócio que justifique o investimento em automação. Para isso, recomenda-se uma abordagem mais estratégica que busque não apenas a economia via a liberação da força de trabalho, mas também estimar o ganho potencial no futuro, com a maior escalabilidade do negócio ou a melhoria na produtividade dos colaboradores proporcionada pela liberação de tarefas de baixo valor, por exemplo;

o Ter as capacidades técnicas necessárias para implementar soluções de automação e integrá-las aos sistemas da organização. Para tanto, é necessário que as companhias não subestimem os riscos de implementação e busquem no mercado o conhecimento necessário para garantir o sucesso no desenvolvimento;

o Compreender que a automação deve servir de pretexto para questionar o modelo operacional atual e transformar o status quo da empresa. Para isso, é fundamental entender minimamente os processos operacionais como uma etapa prévia a qualquer desenvolvimento;

o Definir e estruturar um modelo de governança para gerenciar e coordenar os esforços de automação, bem como transformar a cultura da organização, incorporando um novo modelo de colaboração homem-máquina.

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