Empresas com governança da inovação têm expansão de receita duas vezes maior que as demais, afirma Accenture

Paul Daugherty, CTIO da Accenture

As organizações ainda precisam de muita disciplina para transformarem seus investimentos em inovação em crescimento efetivo 

Menos de uma em cada oito empresas conta com ações de governança extensiva da inovação, e as que o fazem apresentam duas vezes o crescimento da receita em comparação com empresas que optam por uma governança mais acidental da inovação, mostra novo estudo da Accenture (NYSE: ACN).

O estudo intitulado Governing Innovation: The Recipe for Portfolio Growth é baseado em um levantamento global junto a executivos de mil empresas, uma análise financeira dessas organizações e entrevistas aprofundadas com especialistas em inovação do mercado e do meio acadêmico.

O objetivo do levantamento foi determinar como as empresas aplicam diferentes tipos de inovação em seus portfólios, identificar as formas de alocação de investimentos em inovação, além de ajudar os executivos a entenderem como aplicar ações de governança mais estratégicas a fim de obter melhores retornos dos seus investimentos em inovação.

Um dado importante: apenas 12% das empresas fazem a governança da inovação de forma extensiva. Entre 2013 e 2018, a média da taxa anual de crescimento composto (CAGR) dessas empresas foi 5,9%, contra a média de 2,9% para os demais 88% das empresas que optam por governar a inovação de forma mais aleatória.

De acordo com a Accenture, a governança extensiva da inovação exige a adoção de pelo menos seis das doze práticas da governança, também chamadas de “rituais”.

Enquanto 84% dos executivos entrevistados afirmaram que governam a inovação de forma centralizada – por exemplo, por meio da figura de um comitê ou de um diretor de inovação (CIO) – o estudo observa que a tomada de decisão e a gestão centralizadas podem não ser suficientes.

“Cada vez mais, a inovação está se tornando essencial em decisões relacionadas a novos negócios, mas as empresas ainda precisam de muita disciplina para transformarem seus investimentos em inovação em crescimento efetivo,” explica Paul Daugherty, CTIO da Accenture.

Abordagem sistêmica de gestão

“Muitos ainda enxergam a inovação como aquela força criativa que não pode ser controlada, mas nosso estudo mostra que uma abordagem sistêmica da gestão e a governança extensiva da inovação pode ter impacto financeiro significativo”, acrescenta.

O estudo usa o modelo Portfolio Innovation da Accenture, que analisa a aplicação de três tipos de inovação (incremental, revolucionária e disruptiva) em empresas de diferentes níveis de maturidade (legada, em crescimento e emergente).

Depois de definir o tipo de inovação necessário – e em quais frentes – as empresas precisam identificar os rituais de governança adequados para garantir que os investimentos em inovação alcancem o crescimento desejado.

A Accenture constatou que as empresas conseguem ter um controle maior sobre seus investimentos em inovação ao seguirem pelo menos alguns dos doze rituais da governança – quanto mais rituais seguirem, maior o crescimento do faturamento.

Na verdade, as empresas que abordam a inovação de forma mais aleatória hoje, mas planejam uma mudança para um estilo de governança extensiva da inovação, esperam mais que dobrar o crescimento anual composto da receita em nível de portfólio – de 2,9% para 6,5%, em média.

“Os rituais de governança da inovação são fundamentais para um crescimento infinito de portfólio,” explica Vedrana Savic, diretora-geral da Accenture Research. “Enquanto algumas pessoas temem que a governança paralise a inovação, a realidade é que uma abordagem sistêmica da gestão da inovação é essencial para obter um desempenho financeiro superior. No fim das contas, essa forma diferente e ativa de governança se traduz em investimentos mais estratégicos em inovação em nível de portfólio”, acrescenta.

Para obter a versão completa do estudo Governing Innovation: The Recipe for Portfolio Growth, acesse: http://www.accenture.com/portfolioinnovation .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *