Blockchain é a mais nova aposta para promover a aceleração digital

Leonardo Andrade, arquiteto de Infraestrutura de TI da green4T

Flexível e segura, a tecnologia Blockchain tem sido prioridade em diversos setores da economia para acelerar a transformação digital e a inovação das organizações 

Considerada tecnologia emergente, criada para dar suporte a transações financeiras entre criptomoedas, o Blockchain tem se tornado a nova aposta para diversos setores da economia que buscam uma rápida aceleração no processo digital. A ferramenta vem se consolidando e muitos executivos a reconhecem com um verdadeiro agente de mudança que desencadeia transformações em toda a organização.

De acordo com a ” Pesquisa global de Blockchain 2020 “, realizada pela Deloitte, os resultados sugerem que as dúvidas iniciais sobre a utilidade do Blockchain já não são o foco das discussões, uma vez que os líderes de negócios já enxergam a ferramenta como parte da inovação organizacional.

Para o arquiteto de Infraestrutura de TI da green4T, empresa brasileira provedora soluções de tecnologia e infraestrutura, Leonardo Andrade, o Blockchain é a melhor solução para vencer desafios corporativos, aliados à transformação digital.

“É inevitável que o Blockchain venha a se tornar um modelo de referência para a validação de transações de documentos e, quem sabe, até mesmo modelo para armazenamento de dados. Dada a sua característica de imutabilidade dos blocos e criptografia, que é a lógica de operação em si da ferramenta, também já sabemos que o mercado utiliza amplamente os valores do Blockchain e que ele comprovadamente está mais do que validado na questão da segurança, da confiabilidade da rede e da flexibilidade do modelo. Então, acredito que em um curto espaço de tempo essa nova tecnologia se tornará uma referência em muitos outros cenários”, destaca o especialista.

Adaptação ao segmento de atuação

Considerada uma tecnologia muito flexível e que se adapta bem a diversos setores, o Blockchain consegue se ajustar de forma simples e independente ao segmento de atuação que o deseja implementar, uma vez que sua flexibilidade e segurança se tornaram um diferencial.

“O setor de saúde, por exemplo, com o uso na transferência de informações médicas; o mercado imobiliário, com registro de títulos de propriedades; o segmento público, com o chamado Livro-Razão, que armazena informações, histórico e documentos importantes, dentre tantas outras iniciativas, além do setor de games, que emprega o Blockchain para comercialização de acessórios”, explica.

Para Andrade, quando se trata da transformação digital, a solução se torna uma tendência importante para ampliar horizontes. “Por meio de uma ferramenta como o Blockchain, conseguimos eliminar intermediários, romper fronteiras e democratizar a participação de parceiros ou clientes. Então, é realmente uma aposta que vale a pena por contemplar a velocidade necessária para acompanhar o mercado digital e suas demandas”, finaliza.

Para observar tendências e saber mais sobre o assunto acesse: green4T – Líder em Infraestrutura Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.