AES Brasil implementa tecnologia para agilizar processos fiscais e reforçar compliance

Solução da taxtech Solutio, que demandou investimentos de R$ 2,5 milhões, busca atender com maior eficiência as exigências do Fisco

A Solutio, primeira taxtech do Brasil especializada em produtos e soluções fiscais para o mercado SAP, implementou uma nova solução fiscal para a AES Brasil, uma das maiores companhias de geração de energia do país.

Iniciado em junho de 2019, o projeto demandou investimentos de R$ 2,5 milhões e foi pensado para atender com mais eficiência as exigências do Fisco brasileiro, considerando as diferenças regionais existentes entre as 56 sucursais da empresa espalhadas por todo Brasil. Desde sua implementação, a solução já promoveu uma redução de 30% em custos operacionais, além de aumentar a governança fiscal da companhia.

Operando como Centro de Serviços Compartilhado (CSC), a AES Brasil possui unidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul. Para chegar a uma solução que atendesse a essa complexidade, a Solutio contou com a participação de mais de 10 profissionais no decorrer do projeto.

“Fizemos uma revisão de todos os processos fiscais da AES Brasil. Identificamos e tratamos mais de 60 gaps. Foi uma jornada muito proveitosa por podermos trazer mais governança para empresa e mais produtividade para os usuários do CSC”, explica Estéfano Almeida, diretor de Delivery da Solutio.

O sistema implementado foi projetado para atender em sua plenitude todas as necessidades e demandas impostas pelo Fisco ao contribuinte brasileiro, garantindo a correta entrada e saída de documentos, apuração de impostos e ampla abrangência a todas as obrigações acessórias nas esferas Federal, Estadual e Municipal.

Sem a necessidade ou dependência de integração, a solução reduz o tempo gasto em conferências e a possibilidade de erros de interface. Desenvolvida para SAP ECC e SAP S/4HANA, permite ainda visualizar resultados em tempo real e navegar pelos documentos de origem.

“Manter a eficiência em meio a tantas diferenças regionais é, sem sombra de dúvidas, um grande desafio. Precisávamos de uma solução completa que desse conta dessa diversidade e a tecnologia da Solutio tem sido um divisor de águas nesse sentido. Desde a implementação, o ganho de produtividade tem sido cada vez mais expressivo”, explica Dario Henrique de Oliveira, Sponsor do Projeto e Gestor do CSC da AES Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *