Tecnologias ajudam profissionais de direito no cenário do “novo normal”

Startups oferecem diversos serviços, desde gestão de documentos, BPM, uso de Big Data, registro de marca 4.0 e controle processual

Com a pandemia do novo coronavírus, a área também foi muito afetada, uma vez que tribunais, órgãos públicos e entidades foram fechados devido às medidas de isolamento social. Por isso, o uso da tecnologia tornou-se ainda mais presente no dia a dia desses profissionais, com o intuito de ajudá-los a dar andamento nos processos e demandas com mais eficiência operacional.

O avanço de novas tecnologias contribui para essa nova realidade. De acordo com dados divulgados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), há 1,1 milhão de profissionais cadastrados na entidade e os cinco estados que se destacam estão São paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grandes do Sul e Paraná.

Entre as startups que surgiram, destacam-se, por exemplo, a Docket. A empresa realiza a busca, pré-análise e gestão de documentos e certidões, com o objetivo de minimizar a fricção com diversos órgãos públicos no dia a dia das pessoas, garantindo agilidade e resultados mais efetivos. É utilizada por grandes empresas que trabalham com diversos documentos relacionados a diferentes operações como liberação de crédito, CPR, desenvolvimento imobiliário, due diligences, controle de certidões, desenvolvimento imobiliário, gestão patrimonial e controles fiscais entre outros. Atualmente, a Docket tem em seu portfólio clientes como Direcional, Banco Cargill, Inter Construtora, LDC, dentre outros em mais de 20 setores que atuam com serviços financeiros, varejo, construção, agronegócio, indústrias, redes de supermercados, energia e telecom.

Já a Vianuvem – primeira startup com software BPM que não utiliza códigos para programação de processos – também tem um papel importante para a digitalização de trâmites dentro da área legal das empresas. A ferramenta possibilita que a gestão de contratos e a realização de assinaturas digitais desses documentos com validade jurídica garantida. Os processos são realizados com uma linguagem de fluxograma e sem códigos. Hoje, são mais de 130 grupos empresariais e mais de 35 mil usuários que acessam diariamente a plataforma.

Outra empresa é a upLexis, especializada em tecnologias para busca e estruturação de informações retiradas de grandes volumes de dados (Big Data) extraídos da internet e de outras bases de conhecimento. Ela oferece soluções personalizáveis com serviços de inteligência. Entre os clientes que usam os serviços de inteligência da empresa estão grandes corporações como a Deloitte, PWC, Grupo Pão de Açúcar, Novartis, Rede Globo, Banco Itaú, Banco Santander, Ambev, entre outros.

A Jus Advogados conecta quem tem problemas jurídicos com quem tem as soluções. A startup acelerada pelo programa InovAtiva Brasil 2017.2 pretende facilitar o acesso à Justiça. Além disso, a plataforma também oferece aos advogados a possibilidade de prospectar novos clientes, além de contratar serviços técnicos de apoio jurídico para que possam ter mais negócios em mais localidades e mais especialidades.

A Mavip Registro de Marcas é a única empresa do Brasil com planos para registro de marca 4.0, tecnologia de ponta. Com um exclusivo programa de computador que processa o Registro 4.0 ® de forma fácil, prática e sem burocracia, a startup ajuda pessoas comuns a terem sucesso na patente e registro de sua marca junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A Mavip é reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) como autarquia do governo responsável pelo cadastro e licenciamento de marcas, patentes, desenhos industriais, programa de computador e demais propriedades intelectuais.

Já a Legalcloud resolve o problema de calcular e controlar corretamente prazos processuais. A startup também acelerada pelo InovAtiva Brasil 2017.2 estima com precisão o prazo, utilizando as legislações mais recentes e monitorando diariamente mais de 80 fontes de informação para localizar qualquer evento que possa afetá-lo. Esta é a única ferramenta que leva em consideração todos os diferentes eventos que podem alterar um prazo, resultando em uma base de dados de mais de 5 mil eventos e sendo utilizada por mais de 60 mil pessoas, incluindo juízes, servidores públicos, empresas e advogados.

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