Débora Azevedo, Gerente de Serviços de Dados e Comunicações Processuais da e-Xyon
Ao fazerem uso de Big Data e Inteligência Artificial para examinar grandes volumes de informações extraídas de bases judiciais, as soluções permitem a identificação de padrões e tendências em processos, decisões e comportamentos nos contenciosos
A análise de dados aplicada ao Direito tem se tornado uma ferramenta essencial para a tomada de decisões estratégicas no meio jurídico. A Jurimetria, desenvolvida pelas empresas de tecnologia que possuem escritórios de advocacia como clientes, utiliza Big Data e Inteligência Artificial para examinar grandes volumes de informações extraídas de bases judiciais, permitindo a identificação de padrões e tendências em processos, decisões e comportamentos nos contenciosos. Com a automação da Justiça, esse tipo de ferramenta tem se tornado cada vez mais decisiva, possibilitando aos operadores do Direito diferenciarem os seus serviços.
Com paineis dinâmicos e customizáveis, as soluções de Jurimetria oferecem uma visão aprofundada do cenário jurídico, possibilitando comparações entre o comportamento no contencioso de diferentes empresas e previsões sobre o tempo de tramitação de ações, além de análises estatísticas sobre taxas de procedência e improcedência de processos, entre outros subsídios. Essas informações permitem que advogados e departamentos jurídicos adotem estratégias mais eficientes, baseadas em dados concretos e não apenas na experiência subjetiva.
De acordo com a Gerente de Serviços de Dados e Comunicações Processuais da e-Xyon (empresa de tecnologia voltada para essa área), Débora Azevedo, a Jurimetria oferece uma perspectiva de utilização de dados de forma inteligente e estratégica, o que proporciona fundamento para tomadas de decisões em busca de resultados positivos e assertivos junto aos clientes.
“O nosso diferencial é que temos uma base de dados que reflete o funcionamento do Judiciário, possibilitando realizar benchmarks com informações significativas, identificando melhores práticas e levando ao desenho de estratégias de maior assertividade e êxito”, revela ela.
Atuação otimizada no mercado
A Jurimetria, ainda segundo Débora, vai além da simples organização de informações e se torna um diferencial competitivo para quem busca otimizar sua atuação no mercado jurídico. Com mais de 200 visões estratégicas disponíveis, o painel indicativo de dados da e-Xyon, por exemplo, pode ser adaptado às necessidades de cada empresa, garantindo uma gestão assertiva e fundamentada. Dessa forma, prossegue a executiva, os escritórios de advocacia conseguem pautar melhor suas ações de trabalho a partir das informações coletadas.
Os dados obtidos através da ferramenta, garante Débora, elevam em mais de 80% o nível de confiabilidade de uma decisão. Ela cita o caso de um cliente da e-Xyon que precisava de informações da área de Saúde para decidir quais ações seriam tomadas em um processo.
“Nesta área, temos um caso de sucesso, do qual fornecemos a interpretação da base do cliente, extraindo a causa raiz da ação judicial. Chegamos ao nível granular de poder mapear onde estaria ocorrendo uma maior incidência de problemas. Com isso, fornecemos subsídios para a melhoria do negócio e da atuação administrativa do nosso cliente, evitando, assim, o agravamento de reclamações e até a propositura de ações”, conclui a gerente.