Objetivo é disseminar práticas e condutas adequadas que colaborem para o melhor funcionamento da companhia
A Hughes do Brasil, uma subsidiária da Hughes Network Systems LCC, provedora mundial de redes e serviços de Internet de banda larga via satélite, lançou seu programa de ética e compliance. O objetivo é disseminar uma cultura em que as pessoas se conscientizem sobre a melhor maneira de agir diante todas as situações do cotidiano.
Thiago Nascimento, coordenador jurídico e responsável pelo programa, explica que a ideia é fazer com que cada um – dos funcionários aos parceiros – saiba quais os princípios e valores importantes da empresa e todos se identifiquem com a Hughes por meio de sua conduta ética nos negócios.
“Investir em ética é investir nas pessoas. É desenvolver múltiplas frentes, iniciativas e programas para que uma cultura interna de ética floresça dentro da organização. A Hughes tem percebido essa preocupação e norteado o programa para que cada colaborador esteja empoderado e se sinta responsável pela cultura ética na companhia”, frisa Nascimento.
Ainda segundo ele, foi criado o grupo dos Agentes de Ética – equipe de voluntários de múltiplas áreas da empresa cuja responsabilidade principal é se tornarem especialistas e multiplicadores dos treinamentos de ética e compliance. Esse grupo também desenvolve diversas atividades pela empresa visando a propagar as áreas de atuação do programa.
“Com mais pessoas atuando e se sentindo responsáveis pela criação da cultura organizacional, maior o engajamento e mais efetivo é o processo de mudança cultural”, observa o coordenador. “Um funcionário que confia e tem a confiança dos outros trabalha com mais felicidade e sente orgulho de pertencer. Além disso, a ética no ambiente de trabalho permite a formação de equipes de alta performance. Assim, todos ganham”, conclui.