Com matrículas abertas, duração total de quatro horas e dividido em quatro módulos, o curso foi desenvolvido para atender às necessidades dos profissionais da área jurídica, capacitando-os a usar conceitos e ferramentas de IA Generativa.
A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB-SP), em parceria com Trybe, Jusbrasil e Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS), está com matrículas abertas para um curso gratuito sobre Inteligência Artificial (IA) Generativa aplicada ao Direito.
Com duração de quatro horas e dividido em quatro módulos, o conteúdo foi desenvolvido para atender às necessidades dos profissionais da área jurídica, ajudando-os a se preparar para o futuro do mercado de trabalho. Além disso, de acordo com os organizadores, capacita os participantes a usar conceitos e ferramentas de IA Generativa com segurança.
A aula inaugural será realizada na sede da OAB-SP, no dia 9 de agosto, às 16h, com transmissão ao vivo. O curso pode ser feito até 31 de outubro, e os interessados se inscrevem aqui.
“A IA está transformando muitas profissões, e o Direito não é exceção. Nosso objetivo com este curso é capacitar profissionais a utilizar essa tecnologia de forma prática e eficaz, preparando-os para o futuro do mercado”, afirma Matheus Goyas, CEO da Trybe.
Os participantes aprenderão a aplicar IA na análise, interpretação e redação de contratos e outros documentos, como petições, cláusulas e pareceres legais. Também poderão utilizar IA para resumir, analisar e extrair informações de documentos e PDFs, além de gerenciar grandes volumes de dados jurídicos com eficiência.
“A tecnologia oferece a chance de aprimorar a carreira e avançar mais rapidamente. E a Inteligência Artificial pode interpretar e otimizar processos, permitindo uma colaboração simbiótica entre humanos e máquinas. E, no cenário atual, o uso da tecnologia é fundamental para se alcançar o sucesso profissional”, comenta Leonardo Sica, Vice-Presidente da OAB-SP.
A integração responsável da IA à prática jurídica também será abordada, considerando a avaliação do uso de algoritmos em sentenças, além de questões éticas e legais de privacidade para reduzir o tempo dedicado a atividades burocráticas e operacionais. O curso também abrange várias ferramentas de IA Generativa, incluindo opções especializadas no ecossistema jurídico, para garantir a confiabilidade e a credibilidade das informações.
“Essa é uma parceria que une a expertise em tecnologia e o Direito, navegando sobre caminhos confiáveis e seguros em que a IA pode colaborar com a produtividade e com a qualidade das demandas que envolvem o ecossistema da informação jurídica”, aponta Marina Marinho, Legal Expert do Jusbrasil, doutora em Direito e professora do curso.
Aula inaugural ao vivo
A aula inaugural, com o tema “Inteligência Artificial no Direito: Desafios e Oportunidades”, será realizada na sede da OAB-SP, no dia 9 de agosto, às 16h, com transmissão ao vivo pelo Youtube do órgão. Entre os palestrantes estão Leonardo Sica (Vice-Presidente da OAB-SP), Matheus Goyas (CEO da Trybe), Rafael Costa (CEO do Jusbrasil) e Ronaldo Lemos (ITS Rio). Eles discutirão o impacto da IA na prática jurídica, os desafios na sua implementação e as tendências para a profissão.
“Nosso curso foi cuidadosamente elaborado para capacitar advogados a iniciar a transformação de suas práticas com as mais recentes tecnologias de Inteligência Artificial. Queremos que os advogados saiam prontos para implementar soluções inovadoras, otimizando processos, melhorando a eficiência e oferecendo um serviço mais ágil e preciso“, reforça Sérgio Branco, diretor do ITS.
Como se matricular no curso?
Para se inscrever, basta preencher um formulário disponível no site. Após a inscrição, os participantes receberão um e-mail de confirmação com as instruções para acessar o curso.
Os inscritos que completarem o curso receberão um certificado reconhecido pelas entidades parceiras. As aulas podem ser feitas até 31 de outubro. Para mais informações, acesse aqui.
Os módulos programados
Módulo 1 – Introdução à IA generativa
o Uma breve história da Inteligência Artificial
o Que tipo de software a Inteligência Artificial é?
o Onde, no dia a dia, já existe Inteligência Artificial
o Como a IA Generativa pode apoiar a prática jurídica
Módulo 2 – Uso de IA Generativa no dia a dia
o Técnicas de prompt engineering
o Como usar IA para resumir e analisar documentos e PDFs
Módulo 3 – IA aplicada ao contexto jurídico
o Como usar IA na redação de contratos e outros documentos jurídicos
Simulação: redação de cláusulas contratuais
o Como utilizar ferramentas para otimizar a criação de apresentações
Simulação: redija emails com o apoio de ferramentas de IA
o Como a IA pode complementar habilidades como argumentação, negociação e estratégia jurídica
Simulação: construção de um roteiro de negociação com IA generativa
o Utilização da IA para a gestão de grandes volumes de documentos
Módulo 4 – Considerações sobre regulamentação jurídica e ética
o Introdução à regulamentação jurídica relacionada ao uso de IA
o Dilemas relacionados a viés, transparência dos resultados e proteção de dados
Simulação: avaliação do uso de algoritmos em sentenças
o Dilemas relacionados à responsabilidade sobre o produto gerado e qual o papel de quem usa a IA
Simulação: avaliação de um sistema de IA no processo de recrutamento
o Dicas de uso responsável e ético da IA
Simulação: elaboração de um plano de gestão ética da IA em um escritório de advocacia