Michel Cury, CEO da Rocket Lawyer no Brasil
Com lançamento no evento Web Summit, a interface Rocket Notarize, desenvolvida pela legaltech, visa agilizar a aquisição de documentos nos cartórios parceiros
Durante o Web Summit 2023, a Rocket Lawyer, empresa de assistência jurídica online, lançará uma interface em parceria com cartórios de notas para que documentos notariais (ou seja, que precisam ser lavrados e certificados por um funcionário de cartório) possam ser feitos 100% on-line. O serviço estará disponível para os assinantes premium da Rocket Lawyer.
A interface, chamada de Rocket Notarize, foi pensada para preparar documentos públicos, como Procurações Públicas e Declarações Públicas de União Estável, com o propósito de trazer mais agilidade, desburocratizando os serviços.
“Essa novidade incorpora ainda mais a ideia de sermos um serviço completo para jurídico e legal no Brasil, reforçando o nosso propósito de democratizar o acesso ao jurídico de forma descomplicada”, afirma Michel Cury, CEO da operação brasileira.
Como funcionará a plataforma na prática? A Rocket Notarize é uma solução de ponta a ponta para que o usuário possa adquirir documentos de cartório sem precisar sair de casa. Para isso, basta o usuário selecionar o documento desejado, por exemplo uma Procuração Pública, e responder as perguntas para preenchimento.
O documento finalizado será automaticamente enviado para um cartório de notas parceiro. Assim que receber o documento pela interface, o cartório irá contatar o usuário para dar continuidade ao processo. Basicamente, o cartório irá marcar uma videoconferência na qual será feita a leitura do documento e este será enviado para assinatura digital.
O documento é lavrado pelo tabelião de notas e enviado para o usuário por e-mail. Lavrar o documento significa dizer que o tabelião de notas certificou que o conteúdo contido nele é verdadeiro e válido de acordo com a lei, atestando a sua autenticidade e dando-lhe validade legal.
O Web Summit Rio acontece entre os dias 1º e 4 de maio e a expectativa é de receber mais de 20 mil participantes. “Com a participação neste evento, além de lançar o novo serviço, a Rocket Lawyer busca aumentar o conhecimento da marca e a exposição da empresa, bem como explorar conexões e reuniões relevantes para tentar gerar conversões B2B significativas”, conclui Cury.