Benner lança módulo em seu sistema jurídico para cumprimento das novas obrigações do eSocial

Magno Alves, diretor da Vertical Jurídica do Grupo Benner

A ferramenta, que automatiza e gerencia processos para contemplar as exigências governamentais, já está disponível para ativação, com funcionalidades que beneficiarão ao menos cem companhias parceiras

Com o objetivo de oferecer maior eficiência ao setor jurídico das empresas, o Grupo Benner, fornecedor brasileiro de soluções em software e serviços, acaba de disponibilizar ao mercado o módulo do eSocial dentro de seu sistema Benner Jurídico, que visa auxiliar as organizações a cumprirem as obrigações legais, de forma automatizada e segura.

eSocial é uma fonte de comunicação criada em 2014 pelo Governo Federal que tem como objetivo digitalizar e unificar o envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas.

Neste ano, o governo anunciou que todas as informações dos processos trabalhistas detidas virtualmente pelas companhias deverão ser obrigatoriamente tratadas pelo eSocial, medida que passará a vigorar a partir de julho como forma de unificar todos os dados dentro dessa única plataforma governamental e agilizar a entrega de todos os documentos dentro de apenas um sistema.

Desta forma, pensando na nova legislação, o módulo do eSocial tem como propósito facilitar os processos nas organizações para o cumprimento das exigências governamentais.

De acordo com o diretor da Vertical Jurídica do Grupo Benner, Magno Alves, o módulo não apenas armazena as informações relativas ao eSocial, como também auxilia o cliente na organização dos dados e gera o arquivo que será transmitido à plataforma do Governo.

“O módulo já está disponível e os clientes Benner da vertical jurídica conseguem ativá-lo dentro de seu sistema com o Benner Jurídico. Em relação às empresas que têm interesse em se adequar às novas obrigatoriedades, mas ainda não possuem o sistema jurídico da Benner, nós oferecemos o serviço por meio do nosso BPO Jurídico, encaminhando os resultados deste trabalho para a companhia ou diretamente ao eSocial”, explica Alves.

Automação, gestão e segurança

Segundo o executivo, levando em consideração as mudanças na obrigação do uso do eSocial anunciadas ainda em 2022, a Benner enxergou a importância estratégica de as empresas poderem contar com um parceiro que desenvolvesse uma plataforma automatizada para cumprimento desta obrigação legal de forma assertiva. “Além de disponibilizar o módulo, estamos avançando constantemente em integração, automação dos processos, entre outras melhorias, visando à satisfação de nossos clientes”, comenta.

Neste sentido, Alves destaca três pilares como as grandes vantagens trazidas pelo módulo do eSocial ao mercado. São elas: automação, gestão e segurança. O executivo esclarece que, por transitar informações sobre o empregado, “a ferramenta oferece um sistema de segurança de acesso e armazenamento altamente confiável”. Além disso, a plataforma contribui com a diminuição da necessidade de digitação, bem como de coleta e preenchimento de informações de forma manual, garantindo maior automação.

“Por meio da automação e da segurança, a gestão de todo o processo é otimizada, visto que, com as informações já salvas de um dos envios anteriores, por exemplo, é necessário apenas ativar o sistema novamente para que, naquele mês, seja feito um novo envio. Ou seja, não há necessidade de digitar todos os dados no portal do eSocial a cada novo envio e nem buscar as informações manualmente, agilizando expressivamente a operação”, reforça o diretor.

Processo de desenvolvimento

O executivo relembra que o módulo começou a ser desenvolvido entre setembro e outubro de 2022, por técnicos da vertical jurídica da Benner e por um comitê de clientes que possui voz ativa no desenho da ferramenta. “Atualmente, temos uma média de cem clientes que utilizam o Sistema Jurídico da Benner e serão beneficiados com o módulo eSocial. Por conta deste alto volume de empresas, vinte clientes participaram ativamente do processo que levou mais de mil horas para o desenvolvimento, o qual envolveu pesquisa legal, treinamentos, confecção de manuais, entre outros processos”, relembra.

Alves afirma, porém, que durante o percurso existiram alguns desafios, todos já solucionados. O primeiro obstáculo foi a tradução visual das obrigações legais, de acordo com as regras do eSocial, a fim de tornar o processo mais palpável ao cliente. O segundo foi construir um sistema no qual o usuário fosse capaz de navegar, considerando todas as integrações das informações que, muitas vezes, são provenientes de diferentes setores, como o jurídico e o RH.

“Também levamos em consideração a questão do retrabalho, ou seja, pensamos na usabilidade e automação das informações, tornando possível identificar dados novos e antigos na ferramenta. Por fim, foi preciso levar em conta os diversos cenários internos de cada cliente, bem como as alterações realizadas pelo próprio eSocial, construindo uma solução que cumprisse e atendesse as obrigações legais, mas também alcançasse o máximo de clientes possível”, pondera o diretor.

O executivo reforça que hoje a Benner atua especificamente em departamentos jurídicos de alta complexidade, tratando-se, portanto, de empresas que possuem um volume considerável de ações ou uma operação tão complexa de consultoria e de pareceres que necessitam de um sistema jurídico robusto e, principalmente, seguro. “Queremos ser um parceiro que ofereça um sistema jurídico que tenha como atender as necessidades atuais do mercado, entregando segurança no armazenamento das informações e eficiência jurídica nos processos”, finaliza. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *