Tecnologia permite rever e reinventar a gestão da advocacia, estabelecendo novas estratégias

A Inteligência Artificial, cada vez mais, possibilitará aos escritórios reduzir erros, ampliar a produtividade e mensurar índices financeiros e de performance

Marcelo Bertoncini (*)

Em um mundo digital que se conecta globalmente com pessoas e objetos, a tecnologia traz um novo modelo de relação interpessoal e de trabalho. Em todas as áreas as mudanças têm impacto significativo no formato tradicional de trabalho humano.

Nos Estados Unidos, cafés e sanduíches já são feitos por robôs e entregues por drones, por meio de alguns cliques no seu aplicativo favorito; em todo o mundo, professores virtuais em plataformas de e-learning dão passos importantes para um aprendizado significativo e personalizado em um modelo não presencial; na medicina, as cirurgias automatizadas e a distância ganham destaques na mídia; inúmeras empresas já atendem a milhares de clientes com robôs inteligentes; os bancos já são virtuais e são um sucesso entre os jovens.

Muitos advogados e escritórios refletem o futuro da advocacia na era digital. Na Europa já existem comissões que visam determinar os limites da Inteligência Artificial para que ela seja sempre uma ferramenta de auxílio e não substitua o exercício humano na tomada de decisões jurídicas. Certamente muitas das atividades cujas atribuições sejam meramente operacionais tendem a ser descontinuadas em prol de sistemas que possam melhor gerenciá-las.

É imprescindível compreender as oportunidades que atualmente a tecnologia nos oferece de forma a rever e até reinventar a própria prática da gestão da advocacia estabelecendo novas posturas e estratégias.

O futuro já está acontecendo. Estamos vivendo a 4ª revolução da Tecnologia, relacionada ao crescente poder computacional com o processamento e análise de grandes bases de dados por meio de sistemas inteligentes. Por isso podemos considerar a importância da Advocacia 4.0, que virtualiza as demandas operacionais e administrativas para sistemas de gestão que promovam rapidez, confiabilidade e segurança, potencializando o trabalho intelectual e evitando tarefas repetitivas. 

O desenvolvimento da Inteligência Artificial, cada vez mais, promoverá para os escritórios de advocacia a redução de erros, a ampliação da produtividade e facilidade de mensurar índices financeiros e de performance por meio de uma gestão eficaz do contencioso, consultivo e financeiro. 

Como exemplo prático da Advocacia 4.0, a TECNO2 oferece um software que além de um sistema inteligente que processa informações, andamentos e arquivos em processos digitais, possui uma inteligência artificial que aprende à medida que é utilizada.

No geral ela acompanha o andamento do processo e sugere ações práticas ao usuário, identificando obrigações, prazos de recursos, agendamento de audiências, decisões e encerramentos, sempre com a finalidade de otimizar a gestão dos processos levando em conta as próprias rotinas do escritório.

O sistema inteligente processa novos andamentos e faz download automático de arquivos, mantendo atualizadas as pastas dos processos com todos os arquivos eletrônicos, reduzindo centenas de horas de trabalho manual das equipes e, consequentemente, melhorando os processos internos e economizando muito dinheiro, tornando o escritório mais competitivo e moderno.

No caso de operações de massa de processos, grandes escritórios ou conglomerados, a empresa disponibiliza serviços de higienização, saneamento e mineração de dados processuais. A plataforma monitora as novas ações e distribuições judiciais, além de processar novos andamentos para gestão estratégica processual e preventiva de risco.

Por fim, a tecnologia devidamente aplicada só traz benefícios na operação do advogado, revertendo em otimização, diminuição de custos e gestão estratégica, trazendo novos clientes e atendendo melhor os clientes já existentes.

(*) Advogado e sócio da TECNO2 – Tecnologia Jurídica Inteligente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *