Eduardo Pires, diretor do segmento de Serviços da TOTVS
Além de inserir RPA, Inteligência Artificial e Machine Learning em seus produtos, empresa lançou neste ano a primeira oferta de um sistema SaaS, baseado na nuvem
As tecnologias disruptivas de Robotic Process Automation (RPA), Inteligência Artificial e Machine Learning são os destaques das soluções de gestão da TOTVS para o mercado jurídico, integrado por escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. “Nossas soluções permitem automatizar a recepção de um processo novo, fazer a leitura inicial desse processo, buscar documentos de defesa e distribuir os casos para um escritório parceiro. Isso é possível graças à RPA”, argumenta Eduardo Pires, diretor do segmento de Serviços da TOTVS, em entrevista a Law Innovation.
Com a Machine Learning, empregada por meio da plataforma de IA da TOTVS, a chamada Carol, a empresa criou soluções aptas a realizar interpretação de publicações, controlar o andamento dos processos nos tribunais, classificar automaticamente os processos e organizar a realização de atividades, com base na interpretação de casos cíveis, trabalhistas, tributários e criminais. “É uma solução que já está sendo testada em um escritório de advocacia”, revela Pires. No que tange à IA, a empresa desenvolveu vários projeto-piloto, com o intuito de criar cenários preditivos para grandes volumes de processos.
Além de inserir tecnologias avançadas em seus produtos, a TOTVS lançou neste ano sua primeira oferta de Software as a Service (SaaS). “Trata-se de uma modalidade de comercialização que chega para impactar o mercado e para apoiar os principais desafios enfrentados pelos gestores dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, como a pressão por respostas mais rápidas, identificação por meio de análise da raiz dos problemas e medidas de prevenção e correção para o equilíbrio do contencioso”, explica o diretor da TOTVS.
O entrevistado acrescenta que a solução de software como serviço é totalmente baseada na nuvem. Em razão disso, não necessita de uma equipe especializada para realizar a implantação do software, o que pode ser feito por qualquer pessoa. Capaz de receber automaticamente os processos, o sistema incorpora funções como gestão de processos e documentos, solicitações e aprovações de contratos, além de controle de procurações, pareceres, marcas e processos administrativos.
Segundo o executivo, todas as soluções para a área jurídica da TOTVS caracterizam-se por mobilidade, agilidade e eficiência, permitindo que os escritórios de advocacia e departamentos jurídicos tenham controle total de processos, equipes, clientes, apuração de casos, distribuição de lucros e oportunidades de negócios. “Um diferencial de nossas soluções é a integração com todas as áreas de uma empresa”, completa ele.
Enfim, o foco da TOTVS é automatizar os processos de departamentos jurídicos e escritórios de advocacia, desde as atividades administrativas até a gestão de processos jurídicos, de maneira integrada. “As nossas soluções foram idealizadas com base no dia a dia de um escritório. Graças a isso, realizam desde o controle do timesheet e da agenda jurídica até o cadastro, controle orçamentário e relatórios gerenciais, passando pela gestão de compras, business plan e gerenciamento eletrônico de documentos”, conclui Eduardo Pires.