Júlio Cesar Fiorino Vicente: ouvidor e conselheiro estadual da OAB SP
Fazendo uso de recursos de Inteligência Artificial e de automação, projeto desenvolve assistente cognitivo especializado em processos legais para oferecer respostas rápidas à advocacia e ajudar nas tomadas de decisão
Irineu Uehara
Com o objetivo de ampliar os serviços de atendimento à advocacia, a Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo (OAB SP), implementou um assistente virtual com base na plataforma IBM Watson ofertada em IBM Cloud.
O projeto – que contou com a participação da PROA AI e do Sebrae São José do Rio Preto – visou facilitar o dia a dia de trabalho dos profissionais de Direito, visto que os recursos de automação e Inteligência Artificial (IA) permitem disponibilizar um número maior de informações e conteúdos relevantes, acelerando as tomadas de decisão no meio jurídico.
De acordo com Júlio Cesar Fiorino Vicente, ouvidor e conselheiro estadual da OAB SP, o serviço está disponível desde 10 de setembro, tanto na área aberta quanto na área restrita (logada) da página da entidade (www.oabsp.org,br). “A solução é intuitiva, de fácil interação para advogadas e advogados. Caso haja alguma dificuldade, o usuário poderá recorrer a um atendente na própria ferramenta, em forma de chat”, explica ele.
Após passar por uma fase inicial de testes e adequação, a ferramenta, em um primeiro momento, está dando respostas para assuntos vinculados ao cotidiano da advocacia, tais como certificação digital, inscrição e cadastro, ouvidoria e sociedades.
Em uma segunda etapa, vai ser ofertada gratuitamente, a este público, a funcionalidade de busca inteligente de audiências, a partir de diferentes fontes, como o Diário Oficial, OAB SP e seis Tribunais de Justiça do Estado de São Paulo.
Consolidação de resultados
A solução estará apta, ainda, a aplicar diversos filtros de pesquisa, além de consolidar os resultados em um único ambiente. Esta alternativa será possível por meio da utilização da IA IBM Watson para a classificação de dados, a qual propicia a integração de ambientes diferentes, reunindo-se as informações relevantes dos processos consultados nas agendas pessoais on-line dos profissionais jurídicos.
Os temas disponíveis foram selecionados com fundamento na análise dos assuntos mais procurados nos dois últimos anos. A base de conhecimento, detalha Vicente, foi montada por um comitê composto por colaboradores da OAB SP, que identificou as principais dúvidas da categoria que precisavam de esclarecimento através da solução.
Em termos retrospectivos, o projeto foi iniciado em 2020, a partir da Ouvidoria da OAB SP, que em conjunto com a Secretaria Geral Adjunta identificou a oportunidade de utilizar Inteligência Artificial para ancorar o atendimento na seção paulista.
Para levar a cabo a empreitada, foram criados dois grupos de trabalho: idealizadores e comitê de construção. “As equipes atuaram em conjunto, principalmente para validação de conteúdos. Foram utilizadas metodologias ágeis, como Scrum e Design Thinking, que contribuíram no cumprimento de todas as etapas previstas no escopo do projeto”, recapitula o ouvidor.
A IBM é a fornecedora da solução de Inteligência Artificial IBM Watson Assistant e de automação RPA IBM Automation, empregada pelo assistente virtual da OAB SP. Durante o processo, a empresa comercializou a plataforma de IBM Cloud, além de toda a mentoria técnica para ajudar na adoção da tecnologia nos processos da entidade.
Combinação de soluções
“Acreditamos que plataformas conversacionais, quando combinadas com soluções de automação de processos, melhoram a experiência do cliente, principalmente com o uso de IA, incluindo processamento de linguagem natural, reconhecimento de padrões e análises. Elas são capazes de entender as intenções de um usuário, ou seja, reconhecem rapidamente o que uma pessoa pretende fazer, oferecendo respostas rápidas que aceleram a produtividade e melhoram o nível de satisfação”, salienta Marcela Vairo, diretora da Unidade de Dados, AI Apps e Automação da IBM Brasil.
A PROA AI foi a parceira que desenvolveu e implementou a solução de IA e Automation da IBM, encarregando-se das interligações com os sistemas legados da OAB, criando canais de Webchat customizado e integrando canais de atendimento WhatsApp e a plataforma de ChatHumano.
“Utilizamos Inteligência Artificial IBM Watson como princípio básico para entrega de excelência em assistentes virtuais transacionais. O projeto da OAB SP é um orgulho para todos nós, ajudando na transformação digital e agilidade no atendimento dos advogados. Em nossos projetos aplicamos Metodologia Ágil e temos um time de sustentação dedicado e preparado para acompanhar e treinar o assistente virtual, sempre seguindo a política de segurança de tecnologia da OAB SP e de modo aderente à LGPD”, nota Rogério Barreto, CEO da PROA.AI.
Por sua vez, o Sebrae São José do Rio Preto foi um incentivador da inovação dentro da OAB, oferecendo mentorias para que a tecnologia fosse abraçada. “O resultado é um serviço diferenciado e inovador à advocacia, que trará agilidade no atendimento e na busca de informações, com impacto positivo na prestação do serviço”, conclui Luciano Solimar Impastaro, consultor da entidade.