Benício Advogados adota novas tecnologias e minimiza os erros

Com forte atuação no Direito Empresarial, o Benício Advogados Associados implantou ferramentas de assinaturas digitais, CRM, Analytics e Business Intelligence

Maria Lúcia D’Urso

A área de Direito vem evoluindo de forma acelerada na digitalização de seus processos administrativos e financeiros, com o intuito de automatizar as rotinas dos advogados e, com isso, minimizar os erros e ganhar agilidade para melhor atender seus clientes.

Ferramentas de assinaturas digitais, CRM, Analytics, Inteligência Artificial são algumas das tecnologias de ponta empregadas atualmente por muitos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos do País. É a prova concreta de que a transformação digital do segmento se intensificou, em decorrência, principalmente, da pandemia, que obrigou as empresas a se reinventarem para sustentar o trabalho remoto.

O Benício Advogados Associados, com forte atuação no Direito Empresarial, é um exemplo típico de escritório high tech. Em entrevista exclusiva para o site Law Innovation, Sérgio Benício, sócio do escritório, relata o que mudou no dia a dia do seu escritório com as novas ferramentas de automação e os ganhos que elas trouxeram à companhia.

Law Innovation – A pandemia acelerou os investimentos do escritório em transformação digital no último ano? Em caso positivo, por quê?

Sérgio Benício – Sim. Já há algum tempo estamos transformando nosso escritório tecnologicamente. A pandemia exigiu que novas ferramentas fossem implementadas de forma massiva. As reuniões virtuais já faziam parte do nosso cotidiano. Entretanto, a pandemia derrubou a resistência que ainda havia por parte de alguns profissionais. Hoje 90% da nossa demanda é digital. Outro bom exemplo é a formalização de contratos. Embora 100% da nossa documentação fosse digital, os contratos ainda eram firmados fisicamente. Hoje são elaborados e assinados de forma totalmente digital.

Law Innovation – Quais as mais recentes tecnologias (por exemplo Analytics, Inteligência Artificial e Blockchain) adotadas pelo escritório e em que áreas elas foram implantadas?

Sérgio Benício – As mais recentes tecnologias que adotamos são as ferramentas de assinaturas digitais, CRM, Analytics e Business Intelligence. Esta última é usada no gerenciamento de processos, administrativo e financeiro. Implantamos há pouco software de acesso remoto à rede, ferramentas de automação de seleção e destinação de diligências e audiências e ferramentas de automação do faturamento. Além disso, automatizamos toda a área de telefonia. Graças a isso, hoje nossos clientes podem conversar com qualquer colaborador como se estivessem no escritório. E mais: implantamos uma ferramenta de videoconferência e realizamos toda a automação da revisão fiscal.

Law Innovation – Quais as atividades internas que foram automatizadas?

Sérgio Benício – Automatizamos desde os procedimentos financeiros e administrativos até os processos de revisão fiscal, passando pela captura e destinação de publicações.

Law Innovation – Quais os ganhos que essas tecnologias trouxeram para sua empresa? Houve uma melhora no processo de tomada de decisão?

Sérgio Benício – A automação minimizou os erros e conferiu mais agilidade em nossas rotinas. Já as ferramentas como BI, proporcionaram uma visão gerencial do negócio, com cenários e indicadores essenciais, sem que tarefas de apuração de resultados, por exemplo, consumam força humana.

Law Innovation – O que mudou no dia a dia de trabalho dos advogados com as novas ferramentas de automação de processos?

Sérgio Benício – Nossos profissionais ganharam agilidade e precisão. Registramos também uma drástica redução de erros. Além disso, foi possível viabilizar uma auditoria interna de forma mais prática e ágil.

Law Innovation – Quais as iniciativas de seu escritório para entrar em conformidade com a LGPD?

Sérgio Benício – Implementamos nos últimos meses Política de privacidade, Política de segurança da informação, Estruturação de canais de titulares, Mapeamento dos dados, Registro de operações de tratamentos e Adequação de fornecedores

Law Innovation – O escritório vem adotando novas práticas de compliance? Com que objetivo?

Sérgio Benício – Há anos adotamos práticas de compliance, que são regularmente revisadas, considerando a implementação de novas tecnologias e visando sempre manter um ambiente ético e seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *