Gestão automatizada no jurídico garante boas práticas de governança

Mário Vigna, CEO e um dos fundadores da Legal Control

As tecnologias disruptivas rompem barreiras e ganham adesão por facilitarem as rotinas e elevarem a produtividade na área jurídica, avalia especialista da Legal Control

Rose Crespo

Cresce a movimentação no mercado jurídico para a adoção de novas tecnologias que prometem facilitar a rotina dos profissionais e aumentar a produtividade. Tecnologias disruptivas ganham espaço em um mercado ainda considerado conservador, mas o cenário deverá mudar mais rápido do que se imagina.

“Há uma grande barreira cultural por parte dos advogados, mas a tendência é irreversível. As grandes bancas já se movimentam e buscam adotar essas novas tecnologias”, diz Mário Vigna, CEO e um dos fundadores da Legal Control, em entrevista concedida a Law Innovation. A empresa desenvolveu um software para gerenciar contratos e informações no âmbito administrativo, jurídico e comercial.

“Há um grande espaço para os smart contracts ou, por exemplo, o uso de blockchain para substituir o processo de cartorização”, aponta o executivo. Entre as tecnologias emergentes mais aplicadas, ele cita a Inteligência Artificial nos trabalhos mais rotineiros e no caso do processo preparatório da petição inicial. “Os profissionais ficam dedicados à parte intelectual do trabalho, enquanto o trabalho manual fica a cargo dos robôs.” A leitura automática de processos pode ser feita por um RPA (Robotic Process Automation, sigla em inglês).

Um dos diferenciais da Legal Control é a plataforma de gestão de terceiros que pode ser usada tanto pelo departamento jurídico das empresas como pelos escritórios. O software oferece o mapeamento de riscos que garante uma visão gerencial mais assertiva. “Em uma só tela, o cliente terá todas as informações de que necessita para tomar decisões. O sistema permite o cumprimento das boas práticas de governança empresarial”, explica Vigna.

O cliente pode verificar o cumprimento das leis trabalhistas e regras previdenciárias por parte dos prestadores, com o controle automatizado dos documentos de seus contratados. Outro módulo permite a gestão de contratos e tem várias ferramentas, como módulo de negociação, criação de minutas automáticas, histórico etc. Além dos contratos, o sistema modular oferece GED (Gestão Eletrônica de Documentos), timesheet, gestão de contencioso, de processos judiciais e de procurações.

A inovação nasce no centro de desenvolvimento da Legal Control instalado no sul de Minas Gerais, onde as tecnologias de ponta são incorporadas à linha de produtos e serviços. A plataforma de gestão de contratos já é integrada aos sistemas de gestão da SAP e Totvs, garantindo total segurança aos clientes, com altos níveis de SLA (Service Level Agreement).

A equipe de pré e pós-vendas é composta por profissionais da área de Direito. “É importante conhecer o mercado e falar a mesma linguagem do cliente. Apostamos nas vendas consultivas que ajudam o cliente a identificar suas necessidades e como resolvê-las”, conclui o CEO.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *