Pandemia e migração para o home office trouxeram a necessidade de investir em tecnologia colaborativa, com a instituição optando pela plataforma Microsoft Office 365, implantada com apoio da Brasoftware
Com o objetivo de maximizar a produtividade e a colaboração entre as suas áreas, o Tribunal de Contas de Rondônia implantou o Office 365 da Microsoft. Ao todo, 670 colaboradores da instituição estão usufruindo da iniciativa, que gerou, entre outros benefícios, mobilidade, maior produtividade, ampliação de segurança e uma consequente redução de custos das atividades realizadas pela instituição.
A ideia de investir em uma plataforma de colaboração surgiu com a pandemia e, de acordo com os técnicos envolvidos no processo, o home office forçado trouxe a necessidade de investir em tecnologia colaborativa. Nesse sentido, foi realizado um teste de seis meses e um estudo comparativo entre as soluções disponíveis no mercado, chegando-se à conclusão de que o Office 365 era a solução mais aderente às necessidades do TCE-RO.
Com apoio da Brasoftware para execução, o projeto, que durou três meses para ser concluído, foi dividido em duas fases principais: a primeira contemplou a análise do ambiente e a migração das contas de usuários que usavam a plataforma Zimbra.
Já a segunda incluiu uma série de workshops que foram essenciais para o entendimento e a adoção da solução. Com isso, os usuários internos do Tribunal e a equipe de TI do órgão puderam entender melhor o funcionamento de ferramentas como o One drive, o Exchange, a plataforma Teams e outros recursos oferecidos pelo Microsoft 365.
Pandemia acelera transformação digital
“A chegada da pandemia acelerou o processo de transformação digital em diversas organizações. No caso desse cliente, já existia uma necessidade de olhar para soluções de colaboração para atender as necessidades de produtividade e segurança, de forma integrada. Empresas como a Microsoft disponibilizaram gratuitamente, por seis meses, o uso de suas plataformas, e isso foi essencial para que os órgãos públicos pudessem entender como a inovação da nuvem é aderente a seus maiores desafios”, contextualiza Felipe Ribeiro, gerente de Serviços e Projetos da Brasoftware.
O Tribunal de Contas de Rondônia é um cliente de longa data e, por meio de um processo licitatório, a Brasoftware o ajudou a acelerar o projeto. “Sempre buscamos agregar valor para nossos clientes. No segmento público isso é ainda mais importante porque geramos, consequentemente, impacto na sociedade e avançamos com a transformação digital e a maior produtividade”, destaca Alexandre Vilanova, executivo comercial da Brasoftware.
De acordo com a instituição, os investimentos em tecnologia não devem parar por aí. “Depois dessa experiência em cloud, nosso objetivo é criar nos próximos meses uma infraestrutura ‘as a service’, objetivando o aumento de produtividade e segurança”, informa a Coordenação de Infraestrutura do órgão.