Curso online da AASP trata das vantagens trazidas pelo Legal Design ao trabalho dos advogados

Evento vai explicar como a abordagem permite solucionar problemas jurídicos complexos, desenvolver melhores serviços e agregar valor para os clientes, além de melhorar a comunicação com o público

A Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e o Studio Mater promovem nos dias 10, 11 e 12 de maio, às 19h30, o evento digital “Legal design: do usuário ao serviço”. A expositora será Carolina Hannud e a facilitadora, Aline Lorusso Busse.

Legal Design é uma abordagem interdisciplinar que tem como objetivo encontrar soluções estratégicas e inovadoras para questões do universo jurídico e já é uma realidade nos principais escritórios e empresas do mundo. Afinal, o atual cenário de complexidade, ambiguidade, concorrência acirrada e veloz transformação social e tecnológica exige que o repertório do profissional jurídico extrapole a memorização de leis e regimentos de tribunais superiores.

Por meio de cursos multidisciplinares, soluções colaborativas, métodos criativos e processos de inovação, problemas complexos podem deixar de ser obstáculos e se tornarem novos serviços e produtos, bem como diferenciais competitivos.

Ao longo dos últimos 50 anos, o Design e o Design Thinking influenciaram significativamente o desenvolvimento de empresas de todos os segmentos, assim como auxiliaram diversas áreas do conhecimento humano na criação de soluções até então inexistentes para problemas complexos e multifatoriais.

A partir dos anos 2000, por meio das reflexões de Collette R. Brunschwig, Helena Haapio e Margaret Hagan, a expressão “Legal Design” passou a fazer parte do repertório de profissionais interessados (a) na solução de problemas jurídicos complexos; (b) no desenvolvimento de serviços centrados nos clientes e/ou usuários finais de documentos legais; (c) na melhoria da comunicação envolvendo informações jurídicas; (d) no incremento da colaboração e dos processos e decisões que envolvem o Direito; bem como (e) na criação de novos serviços e produtos jurídicos.

Programação

Dias: 10, 11 e 12 de maio

Horário: 19h30 (horário de Brasília-DF)

Inscrições: https://www.aasp.org.br/eventos/

Expositora: Carolina Hannud

Professora da FGV Direito SP. Especialização pela Universidade de Coimbra. Graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Advogada, designer, mediadora de conflitos habilitada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e consultora no ecossistema de transformação digital, tecnologia e startups.
 
Facilitadora: Aline Lorusso Busse

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Graduanda em Direito pela Faculdade de Estudos Sociais do Paraná. Farmacêutica, mediadora, conciliadora, ativista de tecnologia e inovação no setor jurídico. Atua com Design Thinking e facilitação visual.

10/5 – Segunda-feira

19h30 – A prestação de serviço jurídico diante da Revolução da Automação: entregando valor, impacto e acessibilidade para o cliente;
20h30 – Design de Serviço – conceito e ferramentas.

11/5 – Terça-feira

19h30 – A Experiência do Usuário – oportunidades e desafios;

20h30 – Design Thinking e Design Sprint: conceitos e metodologias.
 
12/5  – Quarta-feira

19h30 – Fundamentos do Design Gráfico;

20h30 – Laboratório de Design: desafio em grupos e estudos de casos com a facilitação visual de uma especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *