Aiman Ezzat, CEO do Grupo Capgemini
Título oferece insights críticos para apoiar programas estratégicos globais que contemplam os principais temas sociais e econômicos de um futuro mais sustentável
O Capgemini Research Institute lançou a “Conversations for Tomorrow” – uma nova publicação trimestral apresentando líderes e especialistas nos principais imperativos estratégicos que estão moldando o futuro dos negócios e da sociedade. O tema da primeira edição é sustentabilidade e se intitula “Why sustainability means collective action, bolder leadership, and smarter technologies” (em tradução livre, “Por que sustentabilidade significa ação coletiva, liderança mais ousada e tecnologias mais inteligentes”). Ela oferece insights críticos para apoiar programas estratégicos globais que abordam os principais desafios sociais e econômicos de um futuro mais sustentável, no âmbito da agenda ESG (Environmental, Social and Governance).
A publicação compartilha perspectivas únicas de uma variedade de especialistas e profissionais de empresas, organizações sem fins lucrativos, funcionários do governo, inovadores e acadêmicos, sobre tópicos que incluem a incorporação de objetivos de sustentabilidade, encontrar os frameworks corretos de governança e compreender a importância do timing e da escala para novas tecnologias.
Entre as contribuições, estão as de Frans Timmermans, Vice-presidente executivo do European Green Deal da Comissão Europeia; Beatriz Perez, Diretora de Comunicações, Sustentabilidade e Parcerias Estratégicas da The Coca-Cola Company; Laurence Pessez, Head Global de RSE do BNP Paribas; Pia Heidenmark Cook, Diretora de Sustentabilidade do Ingka Group; Dr. Ajay Kela, presidente e CEO da Fundação Wadhwani; e a Dra. Sally Uren, Executiva-chefe da Forum for the Future, organização sem fins lucrativos na área de sustentabilidade; Ann Mettler, Vice-presidente para a Europa da Breakthrough Energy; e Bertrand Piccard, o explorador da sustentabilidade por trás do Solar Impulse.
“A necessidade de abordar as questões ambientais e suas consequências sociais nunca foi tão importante. Para causar um impacto positivo no mundo, construir vantagem competitiva e fortalecer a resiliência organizacional, as empresas e seus líderes devem se unir para encontrar soluções para os principais desafios sistêmicos”, observa Aiman Ezzat, CEO do Grupo Capgemini.
Compartilhamento de ideias e inovações
“Mas isso só é possível ao se colaborar com outras pessoas e ter conversas importantes, compartilhando ideias e inovações, para aproveitar as oportunidades de um futuro mais sustentável e inclusivo. É exatamente isso que esta revista, a primeira de uma série trimestral voltada para líderes empresariais, pretende fazer”, completa ele.
Além das perspectivas de líderes em todo o mundo, a publicação também se baseia em temas que emergiram de uma pesquisa global multissetorial conduzida pelo Capgemini Research Institute, a “Sustainability at Scale: a cross-sectoral view of why sustainability goals need a reset” (em tradução livre, “Sustentabilidade em escala: uma visão intersetorial de por que as metas de sustentabilidade precisam ser redefinidas”).
O levantamento destaca a forte correlação entre sustentabilidade e benefícios comerciais tangíveis. Mais de seis em cada dez organizações geraram um aumento na receita de operações sustentáveis. Além disso, quase 80% dos executivos apontaram um aumento na fidelidade do cliente como um benefício-chave das iniciativas de sustentabilidade.
Uma cópia da primeira edição da revista Conversations for Tomorrow pode ser baixada aqui .