Neoway lança soluções jurídicas com Big Data Analytics e Inteligência Artificial

Ricardo Fernandes, Chief Researcher da Neoway e fundador da Legal Labs

Tecnologias buscam dar maior previsibilidade sobre decisões judiciais e apoiar estratégias de escritórios e departamentos jurídicos

A Neoway, provedora de tecnologias de Big Data Analytics e Inteligência Artificial, anuncia duas novas soluções voltadas para o setor jurídico: Neoway Lawsuits e Neoway Legal. Os lançamentos integram o pilar de Legal Analysis, que usa Deep Learning (aprendizado profundo de máquina) para dar previsibilidade sobre decisões judiciais e apoiar estratégias jurídicas, como a revisão do contingenciamento de processos.

A tecnologia é capaz de analisar petições e decisões judiciais de todo o Brasil levando em consideração, de forma automatizada, a linguagem utilizada pelos profissionais do Direito, por meio do Processamento de Linguagem Natural Jurídica (L-NLP).

As soluções, assinala a empresa, contam com a maior base unificada de processos do país, atualizável sob demanda. Com as informações disponíveis sempre de forma atualizada, as áreas Jurídica e de Compliance podem tomar suas decisões baseadas em dados de forma segura.

“Analisamos com profundidade decisões e petições dos processos dos principais sistemas de tribunais brasileiros. São mais de 345 milhões de casos, que resultam no maior Big Data de processos do país. Além disso, cerca de 20 a 25 milhões de novas ações são somadas à plataforma todos os anos”, afirma Ricardo Fernandes, Chief Researcher da Neoway e fundador da Legal Labs, legaltech adquirida pela Neoway em junho do ano passado.

Direcionado a escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, o Neoway Lawsuits possui a maior base de processos judiciais do País e listas nacionais e internacionais de procurados pela justiça criminal, incluindo mandados de prisão. A solução permite gerenciar créditos, criar indicadores, gerar leads para advogados, elaborar relatórios de diligência e de gestão de riscos para negociações de M&A, por exemplo. As informações podem ser visualizadas diretamente na plataforma, por meio de API ou API on demand.

“O Neoway Lawsuits traz inteligência jurídica às organizações. É possível acompanhar, em tempo real, a distribuição de novos processos no Brasil inteiro, identificando tendências e até oportunidades comerciais. É também uma ferramenta estratégica para a área de Compliance, pois permite identificar casos de lavagem de dinheiro, fazer consultas por CPF e CNPJ, criar scores de recuperação de crédito, entre outros”, comenta Fernandes.

Solução de Jurimetria

Já o Neoway Legal é uma solução de Jurimetria avançada voltada a departamentos jurídicos de médias e grandes empresas, além de grandes escritórios de advocacia. A plataforma traz informações relevantes para os planos de contingenciamento, detecção de indícios de fraudes, identificação de teses-raiz, predição de tempo e probabilidade de êxito de um processo, tornando as estratégias das empresas mais eficientes e precisas.

A Inteligência Artificial, por meio da análise profunda sobre os documentos processuais, gera estatísticas para elaboração de defesa, negociação de acordos e gestão de contingenciamento, levando em consideração decisões anteriores em casos semelhantes.

O Neoway Legal permite que os profissionais visualizem individualmente cada processo de interesse ou obtenham a visão global da sua carteira. Além disso, permite que a organização faça o benchmarking e avalie os seus resultados em comparação à vertical de mercado que atua.

“Os maiores litigantes, como o Poder Público, instituições financeiras, seguradoras, e-commerces e empresas de energia podem ser os principais beneficiados pela utilização do Neoway Legal, pois a plataforma oferece visão estratégica de grandes carteiras processuais, eleva a precisão do provisionamento de risco, e ainda favorece a avaliação de fornecedores e concorrentes”, finaliza Ricardo.

Os lançamentos ocorrem em um importante momento, em que as empresas precisam conter custos e prevenir perdas diante da crise econômica decorrente da pandemia de Covid-19. As soluções, segundo a Neoway, já estão atualizadas com esse tema. Desde março de 2020, quando o CNJ criou o assunto “Covid-19” para processos judiciais, já foram identificados cerca de 8.003 mil processos que tratam desse tema, totalizando R$ 12 bilhões em valores de causas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *