Rob Thomas, Gerente Geral de IBM Data and AI
A análise de sentimentos possibilita identificar e analisar expressões idiomáticas e coloquialismos pela primeira vez, facilitando melhores insights
A IBM, desenvolvedora de soluções de Inteligência Artificial (IA) para as empresas, está anunciando novas tecnologias de IBM Watson concebidas para ajudar as organizações a começar a identificar, entender e analisar alguns dos maiores desafios da linguagem humana com mais clareza, para obter melhores insights.
As novas tecnologias representam a primeira comercialização de capacidades essenciais de Processamento de Linguagem Natural (Natural Language Processing – NLP) presentes no projeto de pesquisa Project Debater, de IBM Research, o único sistema de Inteligência Artificial capaz de debater com humanos sobre tópicos complexos.
Por exemplo, um novo recurso avançado de análise de sentimentos é definido para identificar e analisar expressões idiomáticas e coloquialismos pela primeira vez. Frases como “hot under the colar”, que em português seria algo como “subir o sangue”, têm desafiado os sistemas de IA porque são difíceis de detectar pelos algoritmos.
Com a análise avançada de sentimentos, as empresas podem começar a avaliar esses dados de linguagem com as APIs de Watson para obter um entendimento mais holístico de suas operações. Além disso, a IBM está trazendo tecnologia de sua divisão de pesquisa, IBM Research, para entender documentos de negócios, como PDFs e contratos, para também adicionar aos seus modelos de IA.
“A linguagem é uma ferramenta para expressar pensamentos e opiniões, tanto quanto uma ferramenta para obter informações”, comenta Rob Thomas, Gerente Geral de IBM Data and AI. “É por isso que estamos coletando tecnologia do Project Debater e integrando-a ao Watson – para permitir que as empresas capturem, analisem e entendam mais da linguagem humana e comecem a transformar a maneira como utilizam o capital intelectual que está codificado nos dados.”
Hoje a IBM está anunciando os planos de integrar ao Watson as tecnologias do projeto de pesquisa Project Debater ao longo deste ano, para aprimorar a capacidade dos clientes de explorar a linguagem natural.
A empresa adquiriu expertise em Natural Language Processing, desenvolvendo tecnologias que permitem aos sistemas de computador aprender, analisar e entender a linguagem humana – incluindo sentimentos, dialetos, entonações, entre outros, com maior precisão e velocidade.
Através do Watson, a IBM trouxe para o mercado sua tecnologia NLP – da qual grande parte nasceu na divisão de pesquisa, IBM Research. Produtos como: o Watson Discovery, para compreensão de documentos; o IBM Watson Assistant, para assistentes virtuais; e o Watson Natural Language Understanding para análise avançada de sentimento, todos têm NLP.