Fabrício Martins: CEO da Indigosoft
A IDcheck é uma ferramenta dotada de inteligência artificial que consulta bases de dados do governo e valida os dados de uma imagem enviada
Segundo a Experian, as fraudes são um dos maiores receios dos e-commerces brasileiros. A Pesquisa Global de Fraude e Identidade, realizada pela entidade, inclusive mostrou que 62% dos participantes têm como objetivo incrementar os investimentos em proteção contra esse tipo de crime.
E a preocupação é justificada. O 2021 Identity Fraud Study revelou que os golpes de fraude de identidade responderam por US$ 43 bilhões em todo o mundo em 2020. Foi registrado um crescimento de 80% nesse tipo de tentativa de fraude, de acordo com a Febraban, no ano passado.
Como então proteger-se sem perder vendas ou dificultar o processo de validação de identidade de um cliente?
Para mitigar as fraudes de identidade a Indigosoft, fabricante e integradora de plataformas tecnológicas de alta performance focadas em robotização e Inteligência Artificial, apresenta o IDcheck, uma API (Application Programming Interface) completa que consulta bases originais do governo para verificar os dados de uma imagem enviada.
A solução interpreta as informações de documentos diversos e toma decisões autônomas que estejam de acordo com as informações encontradas. A partir de uma ou mais digitais ou da foto do rosto da pessoa, a comparação será feita com a base de digitais e fotos do documento. O retorno é dado por índice de similaridade (percentual) e faixa de probabilidade (baixa, alta e altíssima), para cada digital ou imagem validada.
“A ferramenta é capaz de ler, entender e validar digitalmente os documentos de cadastros, fotos e imagens. Garante segurança, agilidade, redução de custos de mais de 60% de redução efetiva do tempo de cadastro de um novo cliente”, explica Fabrício Martins, CEO da Indigosoft.
Com a ferramenta é possível inclusive, explorar scorings e réguas mais detalhadas, buscando informações em bases públicas como antecedentes criminais, multas e associações com empresas, entre outras. Um recurso valioso também para ações antiterrorismo, auxiliando inclusive o setor de recursos humanos no onboarding seguro de novos colaboradores.
Ideal para entidades públicas, instituições financeiras, locadoras de veículos, e-commerces e seguradoras, entre diversos outros tipos de negócios, conheça abaixo algumas das funções do IDcheck:
- Validação de documento com selfie;
- Detecção e comparação de rosto (Face ID);
- Identificação de elementos em uma foto;
- Leitura, interpretação e digitalização de documentos;
- Identificação de padrão em processos judiciais;
- Atendimento a requisitos de segurança e compliance.
Comercializada no modelo pay-per-use, a ferramenta disponibiliza vantagens como: acesso sempre às informações oficiais e atualizadas, facilidade de integração, cruzamentos com 99% de eficiência e garantia de disponibilidade.
“O IDcheck oferece confiabilidade e desempenho, utilizando tecnologia de inteligência artificial que é aplicada desde a captura até a ativação do cliente”, finaliza o CEO da Indigosoft.