USP lança MBA em Compliance & ESG para advogados e outros profissionais

Curso busca capacitar participantes a liderar práticas de conformidade, gestão de riscos e responsabilidade socioambiental nas estratégias de negócio das organizações

A Universidade de São Paulo (USP) anuncia o lançamento do MBA EAD em Compliance & ESG. O programa visa preparar profissionais para lidar com as exigências crescentes de práticas empresariais sustentáveis e conformidade regulatória global. As aulas acontecem ao vivo, todas as sextas-feiras, das 19h às 23h, e são interativas. Também são gravadas e ficam disponíveis até o final do curso.

Desde a promulgação da Lei nº 12.846/2013, que regulamenta a responsabilização de empresas por atos contra a administração pública, o cenário legal brasileiro tem evoluído significativamente, com ênfase crescente em temas como prevenção da corrupção, governança corporativa e responsabilidade socioambiental.

O MBA é dividido em três módulos: Compliance, Gestão de Riscos e Contratos. A ideia é oferecer um conteúdo que vá além da base legal, abordando aspectos como gerenciamento de riscos, proteção da reputação e criação de vantagens competitivas para as organizações. Assim, o curso não é destinado apenas a advogados, mas também a administradores e outros profissionais que atuam ou pretendem atuar nessas áreas de conhecimento.

O curso tem a duração de 360 horas, além de 40 horas destinadas ao trabalho de conclusão. A grade oferece uma metodologia que integra a teoria à prática, com o objetivo de desenvolver habilidades críticas e preparar os participantes para os desafios reais do mercado. As inscrições já estão abertas, e a previsão para o início é 25 de outubro de 2024. Mais informações e inscrições podem ser feitas pela página https://mbauspesalq.com/cursos/mba-em-compliance-esg.

Além da conformidade e das questões legais

O Compliance de uma empresa não tem apenas o papel de garantir conformidade com normas legais, regulamentações e padrões éticos. Também possui uma importância estratégica, envolvendo gestão, transparência, sustentabilidade e governança corporativa. Confira alguns pontos que podem ser beneficiados por uma boa gestão em Compliance:

  • Redução de custo operacional: além de prevenir multas e penalidades, o Compliance atua na melhoria da eficiência profissional por meio da padronização de processos;
  • Gestão de riscos: manter a conformidade dentro do arcabouço jurídico, seja com leis trabalhistas ou ambientais, reduz o risco de penalidades, multas e litígios;
  • Ética corporativa: uma entidade que atua dentro dos parâmetros legais transmite uma visão de responsabilidade e credibilidade para colaboradores, clientes e sociedade;
  • Fomento do negócio: ter um programa robusto de Compliance pode abrir portas para novos negócios, pois alguns parceiros exigem conformidade com determinados padrões, o que se torna um diferencial competitivo.

Assim como o Compliance, o Environmental, Social and Governance (ESG) tem ganhado cada vez mais relevância nas empresas e entidades. As boas práticas de ESG podem impulsionar o negócio, promover a inovação e garantir o futuro da organização em um mundo mais integrado e consciente.

A jornada de conhecimento nas duas áreas capacita o profissional a se tornar um dos mais disputados no mercado. De acordo com um artigo da Robert Half, empresa especializada em contratação, o especialista em Compliance e/ou em ESG terá uma das carreiras mais valorizadas em 2024.

Profissional multidisciplinar

A grade curricular do MBA inclui disciplinas como IA e Machine Learning em Contratos, Corporate Greenwashing, Gestão de Crises Reputacionais e Compliance e Novas Tecnologias. Ao final do curso, o profissional será capacitado a exercer diversas atribuições, tais como:

  • Desenvolver métricas e indicadores de sustentabilidade;
  • Desenvolver soluções inovadoras para negócios sustentáveis;
  • Elaborar contratos com cláusulas de ESG;
  • Conduzir investigações corporativas;
  • Implementar programas de ESG e Compliance;
  • Conduzir processos de avaliação e homologação de fornecedores;
  • Analisar cenários econômicos e identificar oportunidades de negócios sustentáveis;
  • Avaliar a exposição a riscos;
  • Elaborar relatórios socioambientais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *