A cultura de dados pode ser aplicada por meio de algumas estratégias. A primeira delas é construindo uma equipe que não só colete e armazene dados como também gere insights a partir do que é analisado
Dani Marinho (*)
A transformação digital tem exigido que as empresas estejam em constante evolução para que se mantenham competitivas. Uma das formas de fazer isso é investir em uma boa cultura de dados dentro da organização. No entanto, é preciso entender como ela funciona para que seja aplicada de forma correta e entregue os resultados esperados.
Uma cultura de dados é um conjunto de crenças e comportamentos coletivos que valorizam o uso de dados para melhorar a tomada de decisões. Dessa forma, os dados são integrados nas operações e na identidade das companhias, munindo todas as pessoas colaboradoras com as informações necessárias para que elas sejam impulsionadas por dados e enfrentem desafios tecnológicos ainda maiores.
Além de uma melhor tomada de decisões, a cultura de dados também proporciona outros benefícios, como a personalização de estratégias, redução de desperdícios, maior satisfação das nossas pessoas usuárias, mais conversões e novas oportunidades! Demais né?
A cultura de dados pode ser aplicada por meio de algumas estratégias. A primeira delas é construindo uma equipe que não só colete e armazene dados como também gere insights a partir do que é analisado, ou seja, conhecimentos estatísticos, ciência de dados e analytics são diferenciais.
Na mesma linha, a equipe precisa ser ágil, flexível e adaptável para que a cultura de dados possa ter uma implementação de sucesso. Além disso, um trabalho de autogestão é importante, com profissionais gerenciando suas próprias responsabilidades, sem que uma única pessoa passe a maior parte de seu tempo fazendo essa avaliação.
Investir em bons treinamentos para a equipe também é uma das maneiras de aplicar a cultura de dados na organização, já que permite ter pessoas colaboradoras capacitadas para gerar resultados importantes a partir das informações coletadas.
Apesar de todas essas estratégias, a cultura de dados ainda é dependente de uma mudança de mentalidade. É essencial que todos os colaboradores entendam a importância da cultura de dados e quais são os benefícios que ela pode trazer para toda a organização.
Com isso, o futuro (na verdade acho que o presente) da gestão tende para uma forte cultura orientada por dados.
Com grandes quantidades de dados geradas pelas empresas diariamente, é vital aproveitar esse potencial e reverter em resultados, melhorando, ainda, o relacionamento com clientes, que passa a se sentir mais feliz e com suas expectativas sendo atendidas de maneira personalizada.
(*) Head de Inovação e Tecnologia na CRM Services