Tecnologia e informação são os melhores aliados de advogados e contadores em tempos de crise

Na pandemia, trabalho remoto eficiente e acesso a dados atualizados em tempo real são fundamentais para dar conta da aceleração das mudanças regulatórias diárias, que aumentaram 300% no Brasil

Adrian Fognini (*)

Cerca de 190 mudanças regulatórias diárias. Esse é o cenário visto no Brasil desde início da crise da covid-19, que deixou boa parte do país em isolamento social. O crescimento na casa dos 300% – o fluxo natural de alterações, nos últimos anos, tem oscilado entre 50 e 70 ao dia – se deu por conta de muitas medidas econômicas emergenciais que foram implementadas para o combate aos efeitos da pandemia na sociedade, em todas as esferas governamentais (municipal, estadual e federal). O cenário deve ser semelhante nos próximos meses.

Isso impacta diretamente o cotidiano de alguns profissionais cujas tarefas estão relacionadas com estas questões regulatórias, como advogados e contadores. Se o desafio já não fosse grande o suficiente por conta disso, muitos deles tiveram que deixar o escritório e trabalhar remotamente durante o período de isolamento. Com tudo isso, como conseguir se manter em conformidade legal e garantir entregas de qualidade para os clientes, que são pessoas e empresas também impactadas pela crise?

A melhor resposta é: tecnologia e informação. Neste ambiente de incerteza e mudanças, contar com dados atualizados em tempo real sobre todas as alterações regulatórias é fundamental para cumprir corretamente com estas obrigações. Na Thomson Reuters, por exemplo, contamos com mais de cem profissionais que acompanham todas essas mudanças e informam imediatamente aos clientes, contadores e advogados, por meio de nossas plataformas e soluções, para que possam fazer os ajustes necessários sem comprometer as entregas.

Mas não basta estar atualizado. É preciso também conseguir acesso rápido, fácil e seguro a todas as ferramentas utilizadas no trabalho do dia a dia. Nesse sentido, seguramente a computação em nuvem é o maior aliado dos profissionais. Hoje em dia, os melhores parceiros de soluções contábeis e jurídicas permitem que advogados e contadores possam acessar sistemas, registrar documentos, armazenar dados, interagir com clientes e transmitir informações para os órgãos governamentais de maneira eficiente.

Procura recorde no suporte

Mesmo com tudo isso, é natural que surjam muitas dúvidas. Afinal de contas, estamos falando de um ambiente regulatório extremamente complexo, com inúmeras mudanças do dia para a noite. Nosso sistema de suporte para contadores, com mais de 400 atendentes na central telefônica ou na Internet, registrou procura recorde desde o início da crise. Só pudemos dar conta de toda a demanda porque temos uma equipe grande e preparada para o trabalho remoto.

Esse conjunto de informação atualizada, tecnologia de ponta e suporte adequado que permite a qualidade nas entregas a partir de qualquer lugar, vai ser determinante para profissionais do segmento regulatório passarem por este momento da melhor maneira possível. E mais, conseguir absorver as oportunidades que vão surgir – sempre surgem – na crise.

Algumas situações são muito comuns em épocas como essas, como compra e venda de empresas e aumento de questões trabalhistas. Por outro lado, escritórios que não tenham o devido preparo podem não ter condições de atender seus clientes. Quem estiver atento a tudo isso e contar com o pacote completo de informação atualizada e tecnologia de ponta, tem uma boa oportunidade para ganhar força no mercado.

Claro, tudo isso deve ser conciliado com a capacidade de conseguir desenvolver um bom trabalho mesmo longe do ambiente do escritório. Advogados e contadores, assim como muitos outros profissionais, não estão acostumados com uma rotina permanente de home office, que exige disciplina, desenvolvimento de uma rotina e adequação de um local apropriado para trabalhar.

Manter as interações pessoais

Mas, mais do que isso, é muito importante tentar manter a interação pessoal entre colaboradores, clientes e gestores. Pode parecer pouco, mas não é. Justamente por estarem tão acostumados com a vida de escritório, a manutenção desse contato, seja por telefone ou videoconferência, pode fazer uma diferença tremenda para a motivação da equipe e para a satisfação dos clientes. É preciso se mostrar próximo e presente.

Nada disso é muito fácil, mas estar preparado, ou se preparar, faz a diferença. Na Thomson Reuters, tivemos o desafio de, em uma semana, colocar quase quatro mil colaboradores em toda a América Latina em condições apropriadas para trabalhar remotamente. Foi um grande esforço, que só foi bem-sucedido por conta da colaboração e compreensão de todos os envolvidos.

Essa é, sim, uma crise sem precedentes. A sociedade global era muito diferente há 100 anos, na última vez que tivemos uma epidemia desta magnitude. Mas uma coisa é certa: ter conhecimento, utilizar tecnologia de ponta e estar bem preparado para os desafios sempre foram fundamentais para superar momentos difíceis e dessa vez não será diferente. Seja para trabalhar de maneira eficiente remotamente, aproveitar as oportunidades que irão surgir em meio às incertezas ou atender as expectativas e necessidades dos clientes.

(*) Managing Director da Thomson Reuters América Latina

Foto: divulgação

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