Renan Oliveira, especialista em Direito Previdenciário e cofundador do site Previdenciarista
Cofundador do site Previdenciarista dá dicas para otimizar o trabalho dos profissionais do Direito, criando diferenciais no atendimento aos clientes
Gerir o tempo é um processo que ainda precisa virar rotina dos profissionais do Direito, departamentos jurídicos e nos escritórios de advocacia. A correria do dia a dia, aliada à necessidade de cumprimento de prazos, faz com que advogados autônomos e escritórios muitas vezes se percam na falta de organização. Priorizar uma estratégia de “arrumação” para a rotina é ainda mais fundamental neste início de ano.
Da organização da mesa de trabalho até o excesso de informação, o profissional do Direito encontra diversos obstáculos para manter-se concentrado em sua rotina e precisa manter ou até mesmo aumentar a produtividade.
“A rotina do profissional é dinâmica. Quanto mais organizado ele estiver, mas conseguirá entregar um bom trabalho e otimizar seu tempo, tendo oportunidade para atender mais clientes. Para isso, a tecnologia tem sido uma forte aliada. Já existem diversas plataformas que ajudam a otimizar e automatizar essas tarefas rotineiras”, explica Renan Oliveira, especialista em Direito Previdenciário e cofundador do site Previdenciarista (https://previdenciarista.com/), site de consultoria especializada em Direito Previdenciário para advogados.
O executivo separou algumas dicas para otimizar o tempo de trabalho e a rotina do advogado neste início de ano. Confira:
Organize e controle o fluxo de trabalho
O advogado trabalha em cima dos prazos dos processos nos quais representa uma parte. Estabelecer prioridades do que deve ser concluído, colocar as tarefas mais difíceis como prioridade e utilizar listas, agendas e planilhas são alguns exemplos de organização.
Uma dica também é investir na Técnica Pomodoro. A técnica consiste na divisão do trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. Assim, é mais difícil perder o foco ou se desviar para tarefas menos importantes, como responder um e-mail ou atender uma ligação que pode ser retornada depois.
Utilize a tecnologia na gestão do tempo
Por falar em tecnologia, ela impactou – e continuará impactando – todos os setores. Com o Direito não é diferente. Hoje já é possível fazer acompanhamento online de processos, administrar a rotina dos escritórios de advocacia e também ter acesso a modelos de petições segundo a área de atuação, facilitando a rotina de trabalho e aumentando a produtividade.
O site Previdenciarista, por exemplo, está no mercado desde 2013 e já possui nove mil clientes – advogados espalhados por todo o Brasil. A tecnologia pode executar “trabalhos braçais” intermináveis do Direito em poucas horas e até prever chances de uma ação ter sucesso na Justiça, automatizar etapas do trabalho, gerar petições pré-preenchidas, feitas a partir de documentos dos clientes, como o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) do INSS, além de gerenciar processos internos do escritório para facilitar o trabalho em ações judiciais.
Mantenha contato constante com os clientes
O envio de relatórios para cada cliente é uma forma de comunicar o andamento dos trabalhos. Além disso, é uma alternativa para a otimização e melhor gerenciamento do tempo, já que, para as duas partes, ligações e reuniões ficam desnecessárias após o acompanhamento.
Invista em especialização
As constantes modificações na legislação vigente são um desafio para qualquer advogado. Investir em cursos que possam atualizar seus conhecimentos é essencial para o exercício da profissão e ajuda a manter e aumentar a sua rede de contatos, proporcionando condições para novas oportunidades. Lembre-se de que estar organizado é fundamental na hora de atender clientes novos.