João Drummond, CEO da Crawly
Crawly auxilia na transformação digital das empresas com impacto altamente positivo
O RPA (automação de processos robóticos na tradução para o português) é um assunto cada vez mais em ascensão no avanço tecnológico das empresas. O projeto é responsável pelo alinhamento ou integração de software e hardware. Máquinas realizam tarefas repetitivas e operacionais, liberando a mão-de-obra especializada para atuar de forma mais estratégica, como em atividades que exijam a avaliação de profissionais. Essa automação robótica não é simples e contém conceitos de inteligência artificial para uma melhor construção do ambiente favorável a aplicação dessa tecnologia. “Por isso, é importante alinharmos com os nossos clientes todas as necessidades da empresa antes de começarmos um projeto personalizado”, explica João Drummond, CEO da Crawly – startup especializada na criação de RPA.
Entre as vantagens do uso do RPA, a redução de custos é um dos primeiros pilares citados e que chamam atenção dos grandes empresários. Se aplicado da forma correta, a automação vai muito além. Com a tecnologia, a empresa consegue reduzir margens de erros humanos nos processos repetitivos através da automação e da padronização deste tipo de execução.
Outro ponto importante da aplicação de um RPA num cenário de uma empresa tradicional e manual é o uso de sistemas diferentes da tecnologia atual. Novas tecnologias foram integradas ao sistema inicial, prejudicando a produtividade de uma forma geral. O RPA chega para justamente para substituir estes sistemas complexos e automatizar as tarefas manuais, que surgem pela falta de comunicação entre eles. Além disso, a redução do tempo entre as atividades e a possibilidade de fazer com que os colaboradores fiquem focados em tarefas estratégicas também são benefícios importantes para que se utilize uma solução de RPA.
A automação robótica está em constante crescimento no mercado à medida que crescem também as demandas por essa tecnologia. Cada vez mais observamos a necessidade do uso de robôs no dia a dia do trabalho. A transformação digital impacta diretamente na rotina das organizações, auxiliando tarefas com ferramentas de inovação que trazem benefícios diversos para o ambiente corporativo. “Tarefas administrativas e repetitivas que poderiam ser automatizadas afetam a vida dos colaboradores e, consequentemente, o desempenho geral das empresas. Utilizar soluções que automatizam essas tarefas evitam erros, ajudam as empresas a otimizar tempo e também a analisar dados de forma em que tomem decisões mais assertivas”, finaliza Drummond.