SONDA Brasil reforça gestão antissuborno e conquista Certificação ISO 37001  

Da esquerda para a direita, Bárbara Moreira Franco, Gerente de Compliance; Juliana Maris Dias, Compliance Officer; Daniele da Costa, Head de Qualidade;  Vanessa da Mota Bertolino, Auditora Interna de Qualidade

Todo o projeto de preparação e aplicação para a certificação foi capitaneado pelas áreas de Compliance e Qualidade, realizando procedimentos, capacitações, além de auditorias internas e externas para garantir a conformidade dos processos

A SONDA Brasil, empresa da área de Tecnologia da Informação (TI), acaba de conquistar a ISO 37001:2017. O selo, concedido pela DQS do Brasil, organização de auditoria e certificação, atesta a conformidade do sistema de gestão antissuborno da empresa, que é parte do seu Programa de Compliance.

Segundo consta na norma ISO 37001, o suborno é considerado qualquer tipo de “oferta, promessa, doação, aceitação ou solicitação de uma vantagem indevida de qualquer valor, direta ou indiretamente, e independentemente de localização, em violação às leis aplicáveis, como um incentivo ou recompensa”. Dessa maneira, o objetivo da norma é avaliar os processos e controles referentes aos relacionamentos que possam configurar vantagem indevida, seja entre profissionais do próprio Grupo SONDA, ou no relacionamento com os setores público e privado.

O processo de preparação e aplicação para a certificação foi capitaneado pelas áreas de Compliance e Qualidade, com a Compliance Officer Juliana Maris, a Gerente de Compliance Barbára Franco, a Head de Qualidade Daniele Costa e a Auditora Interna da Qualidade Vanessa Bertolino. Além disso, toda a alta administração foi envolvida nesse processo.

O Programa de Compliance da SONDA vem passando por aprimoramentos constantes, e essa certificação teve o objetivo de avaliar se os esforços que estão sendo empregados estão na direção correta. É um trabalho contínuo e que deve ser realizado de modo estratégico para atingir como resultado final a realização de negócios livres de corrupção e suborno.

“A implementação e a gestão de práticas anticorrupção e antissuborno são uma responsabilidade institucional. Nesse sentido, o envolvimento de todas as áreas da companhia, em maior ou menor grau, é essencial para a coesão e a efetividade da estratégia de integridade nas diferentes camadas do negócio. E essa mesma transversalidade se reflete na aplicação para a ISO Antissuborno: um esforço coletivo, uma conquista da SONDA”, reforça Bárbara.

A certificação recém-adquirida é reconhecida pelo Deutsche Akkreditierungsstelle (DAkkS), organismo de acreditação alemão equivalente ao CGCRE (Inmetro) no Brasil, ambos membros do International Accreditation Forum (IAF).

“O certificado reforça o compromisso da SONDA no combate à corrupção e ao suborno, e a coloca em posição de destaque, dado que apenas 89 empresas do setor de tecnologia no mundo contam com o selo ISO 37001, de acordo com dados do ISO Survey, atualizados em 2022. Historicamente, sempre prezamos pela integridade em nossas ações e este selo só demonstra e reforça aos nossos clientes e parceiros o que já estamos colocando em prática em nosso dia a dia”, finaliza a Head de Qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *