Victor Rizzo, Diretor Executivo da INOV.AI e Diretor de Inovação da e-Xyon
Fruto da parceria entre INOV.AI e e-Xyon, empregando tecnologias como IA e RPA, ferramenta agiliza as tarefas de cadastro de processos, visando reduzir custos operacionais, elevar a competitividade e compensar ajustes nas margens, além de incrementar a qualidade de dados
O Cadastro 4.0, fruto da parceria entre INOV.AI e e-Xyon, emerge como uma solução para atender às demandas específicas de escritórios de advocacia no que diz respeito automação do cadastro de novos de processos. Desenvolvido a partir de interações diretas com diversos escritórios, a ferramenta visa resolver desafios comuns enfrentados pelo setor jurídico, estando disponível para teste gratuito.
“O Cadastro 4.0 representa um salto significativo na forma como os escritórios de advocacia gerenciam seus processos. Ao automatizar o cadastro, utilizando tecnologias avançadas como RPA e IA, solução propicia uma resposta direta aos desafios da redução de honorários, alta rotatividade de pessoal e a pressão por eficiência. É uma ferramenta que irá mudar fundamentalmente as rotinas das áreas de Legal Operations ou Controladoria para melhor, com grandes impactos sobre a produtividade e agilidade no cadastro”, destaca Victor Rizzo, Diretor Executivo da INOV.AI e Diretor de Inovação da e-Xyon.
Uma das principais questões contempladas pelo Cadastro 4.0 é a pressão crescente para a redução de honorários, sofrida pelos escritórios. A intensificação da concorrência no campo jurídico tem demandado a diminuição de custos, impactando as margens de lucro dos escritórios. Em paralelo, o setor enfrenta um aumento nos dispêndios operacionais, destacando a importância crucial da gestão eficiente.
Outro desafio enfrentado frequentemente é a gestão das equipes de cadastro de processos. A alta rotatividade de pessoal pode comprometer a qualidade dos dados cadastrados, elemento essencial no contexto jurídico. Adicionalmente, a sazonalidade imprevisível pode sobrecarregar as equipes, aumentando os riscos de erros.
A única saída para esse cenário, argumenta o diretor, é a redução de custos através da automação inteligente. O Cadastro 4.0 propõe a automação das atividades de cadastro de processos, visando a redução de custos operacionais, o aumento da competitividade e a compensação das margens ajustadas, bem como incrementos de qualidade de dados. “Esta solução representa uma resposta moderna e relevante para escritórios de advocacia que buscam otimizar operações e garantir a qualidade dos dados”, assinala ele.
Acesso à ferramenta
O acesso ao Cadastro 4.0 é simples e pode ser realizado através do site da INOV.AI. Clientes podem se cadastrar, fazer upload de suas planilhas com números de processos e obter dados cadastrais e documentos automaticamente. Além disso, escritórios com infraestruturas tecnológicas mais avançadas podem integrar o serviço diretamente aos seus sistemas via API.
“O grande diferencial do Cadastro 4.0 é não somente sua facilidade de uso, mas também a análise automática dos documentos com algoritmos de IA, o que permite a extração de dados relevantes para o enriquecimento do cadastro, com elevada acurácia”, garante Rizzo.
Outras tecnologias-chave por trás do Cadastro 4.0 são a RPA, responsável pela captura e armazenamento de dados cadastrais, bem como as ferramentas de distribuição de informações via front-end do site da INOV.AI ou ainda a possibilidade integração via API, também já implementadas. A segurança das informações é uma prioridade do serviço, apoiada por diversas medidas implantadas em todas as etapas de seu desenvolvimento.
O suporte aos clientes abrange e-mail, ferramenta de chamados interna, WhatsApp, e, dependendo do plano, acesso direto a contatos comerciais. O Cadastro 4.0 foi projetado para atender a pelo menos 80% das requisições em até sete horas, alinhando-se ao tempo médio de cadastro nos escritórios de advocacia. “Além disso, o serviço adota uma política transparente, não cobrando os clientes caso não seja capaz de fornecer uma resposta, garantindo qualidade e transparência no atendimento”, conclui o diretor.