Eduardo Magrani, sócio do Demarest e presidente do Instituto Nacional de Proteção de Dados (INPD)
No Dia da Internet Segura, especialista orienta sobre o uso cidadão e responsável da rede
Você toma cuidado ao usar a Internet? Observa bem os sites em que entra, lê os contratos antes de apertar o botão “Aceitar” e muda as senhas com frequência? Com o propósito de promover reflexões sobre a utilização da rede, a Rede Insafe na Europa criou o Dia da Internet Segura (Safer Internet Day), comemorado em 9 de fevereiro. A iniciativa, presente em mais de 140 países, visa a unir diversos agentes públicos e privados para desenvolver uma cultura do uso responsável e ético da internet em casa e nos mais variados ambientes.
Para valorizar o uso seguro da navegação nas redes, Eduardo Magrani, sócio do Demarest Advogados e presidente do Instituto Nacional de Proteção de Dados (INPD), dá algumas orientações para aproveitar todos os benefícios da Internet com segurança.
1 – Mantenha suas senhas atualizadas e troque-as com frequência. Um bom período é a cada seis meses
2 – Prefira senhas que combinem letras maiúsculas e minúsculas, números e algarismos especiais. Lembre-se: não use o nome do seu pet ou sua data de nascimento como senha
3 – Ao fazer uma postagem em redes sociais, verifique se não está revelando mais do que o necessário. Tenha atenção a reflexos e detalhes em fotos para que elas não mostrem senhas, dados privados, outras pessoas em momentos íntimos etc.
4 – Antes de navegar pelos sites e aceitar todos os cookies, busque entender quais são necessários e desejáveis por você, dependendo dos seus objetivos e da segurança oferecida por cada plataforma digital.
5 – Finalmente, faça uso de mecanismos para proteger sua privacidade sempre que puder, como o VPN, que é a sigla em inglês para “Rede Virtual Privada” e cria um túnel seguro entre seu dispositivo e a Internet.