Marcelo Ribeiro, sócio-diretor de Regulatório da KPMG no Brasil
A atuação das RegTechs nestas áreas mostra que há um mercado em constante transformação a ser observado e com tendência de crescimento
Um estudo inédito da KPMG identificou que os setores de mídia e telecomunicações têm 13 startups com foco em inovação regulatória, cerca de 4,2% do total de empresas desse porte no Brasil (309). Trata-se do quinto setor que mais possui startups do ramo de regulação apontado pelo mapeamento, ficando atrás das empresas multissetoriais (68%), energia e petróleo (13,9%), saúde (8,1%) e serviços financeiros (5,8%).
Do total das 13 startups de mídia e telecomunicações no ramo de regulação, 9 delas têm foco em monitoramento de redes Sociais (2,9%) e 4 são de monitoramento de televisão e rádio (1,3%). As RegTechs são startups que oferecem soluções para ajudar empresas a se adequar às mudanças no ambiente regulatório (leis, regulamentos e outras normas), a trazer inteligência para a gestão regulatória e até mesmo a monitorar movimentos governamentais e de legisladores.
“O setor de mídia e telecomunicações é altamente complexo e há distintas questões regulatórias importantes que precisam ser atendidas. As startups de regulação nesses setores evidenciam que há um mercado relevante em constante transformação a ser observado e com tendência de crescimento”, afirma Marcelo Ribeiro, sócio-diretor de Regulatório da KPMG no Brasil. A pesquisa “RegTech Mining Report – Mapeamento e perfil” está disponível na íntegra no link – https://home.kpmg/content/dam/kpmg/br/pdf/2020/11/inovacao-estrategia-regulatoria-2020.pdf.