Carlos Melles, presidente do Sebrae
A inovação não está restrita ao universo das grandes corporações e nem da alta tecnologia. Mudanças na forma de vender ou se relacionar com o cliente podem fazer a diferença.
Toda crise, como a que o país vive agora com a pandemia do coronavírus, representa uma ameaça, mas pode ser também uma oportunidade de fazer diferente e descobrir novos caminhos. E é nesses momentos que a inovação pode ser um diferencial para os pequenos negócios. Afinal, na economia moderna, a vantagem competitiva está naquelas empresas que conseguem ser mais ágeis e não exatamente as maiores.
Quando se fala em inovação, a maioria das pessoas normalmente imagina o uso de tecnologias de ponta, com robôs, nanotecnologia etc. Mas o conceito de inovação vai bem além disso, e não está restrito ao universo das grandes corporações e nem tão pouco da alta tecnologia.
De acordo com o gerente de Inovação do Sebrae, Paulo Renato, a inovação pode ser aplicada nas empresas por meio de ações incrementais. “A inovação se apresenta quando conseguimos propor soluções para problemas específicos, e neste momento são muitos os problemas que as empresas já estão e vão enfrentar. Inovar pode até ser vender o mesmo produto ou serviço que você vende, mas de uma forma diferente”, destacou.
Com o impacto negativo do novo coronavírus na economia mundial, a inovação se torna uma saída para os pequenos negócios driblarem parte dos prejuízos com a perda dos clientes e consequente queda nas vendas e no faturamento.
Foco na superação da crise
De resto, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, assegurou – em depoimento voltado aos milhões de empreendedores de todo o país – que a instituição está totalmente dedicada neste momento a construir soluções para apoiar as micro e pequenas empresas na superação da crise causada pela pandemia. “Não devemos ceder ao pessimismo”, destaca.
Segundo ele, com informação e com o apoio da instituição e do Governo Federal, as micro e pequenas empresas serão capazes de vencer essa crise. Melles menciona as ações que vêm sendo tomadas para reduzir os impactos sobre os pequenos negócios.
O presidente ressaltou ainda que o Sebrae, com a sua capilaridade, está presente em todos os cantos do país, com técnicos capazes de oferecer todo o suporte de que os empreendedores precisam nesse momento.
A equipe de especialistas do Sebrae está produzindo uma série de conteúdos voltados aos donos de pequenos negócios, com orientações para enfrentar a crise causada pelo impacto do coronavírus na economia.
Clique aqui e acesse a página especial criada no Portal do Sebrae. E aqui para assistir ao vídeo divulgado nas redes sociais do Sebrae.