Investimentos nas startups atingiram mais US$ 1 bi em 2018 no mundo
Matéria de Rose Crespo
O mercado mundial das legaltechs registrou cerca de US$ 1 bilhão em investimentos em 2018 e já reúne mais de 1.000 empresas. Nos últimos cinco anos, as lawtechs registraram aumento de perto de 500% em soluções patenteadas pelas startups jurídicas. “Existem vários clusters mundiais desse tipo de inovação e São Paulo já é um deles”, afirmou Javier de Cendra, diretor da IE Law School, um dos participantes do Legaltech Venture Day São Paulo, promovido pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP, em setembro.
O evento representou a etapa brasileira da competição mundial criada pelo IE de Madri, a Global Legaltech Venture Day 2019-2020. A iniciativa visa identificar e apoiar startups com soluções inovadoras para os desafios dos operadores jurídicos. Cinco competidores serão selecionados pelo IE e o finalista poderá participar da etapa internacional, em 2020, em Madri. A iniciativa foi criada pelo Instituto de Empresas de Madri e pela Law School Global League.
O crescente impacto na tecnologia na área jurídica abre a discussão para a mudança das escolas e dos profissionais que já atuam e os que vão ingressar para o avanço da transformação digital do mercado. “A ciência de dados e outras tecnologias vão impactar cada vez mais nossas vidas. O direito sobreviverá na medida em que os profissionais consigam interagir com as novas ciências, de dados e do comportamento, mas, sobretudo, com novas tecnologias”, afirma Oscar Vilhena, diretor da FGV Direito SP.
A comunidade jurídica busca se reinventar sob a perspectiva desse avanço tecnológico. “O advogado que não conseguir usar a tecnologia a seu favor não conseguirá sobreviver num mercado extremamente competitivo”, adverte Renato Cury, presidente da Associação dos Advogados de São Paulo. “A área jurídica precisa se reinventar diante do atual cenário tecnológico.” A terceira edição do Hackaton promovido pelo IASP será realizado de 30 de novembro a 2 de dezembro, focado no impacto da tecnologia no ensino da área, considerando o cenário da transformação digital.