Plataforma de LGPD da startup nacional foi a escolhida da seguradora para acelerar seu programa de adequação e compliance
Desde que a Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor em setembro de 2020, o debate em torno do tema tem sido recorrente. Grandes e pequenas empresas iniciaram uma corrida contra o tempo em busca de meios de se adequarem à nova lei, que, até mesmo, agora pode gerar multas.
Em tempos que os dados pessoais são considerados o “novo petróleo”, garantir a segurança e privacidade dos clientes tem se mostrado uma tarefa nada fácil.
E buscando poder proporcionar essa segurança aos seus clientes, que a Sancor Seguros iniciou a sua parceria com a Privacy Tools, plataforma de adequação, que hoje é referência no cenário LGPD e foi eleita uma das 100 empresas mais atraentes para o mercado no ranking da 100 Open Startups em 2021.
A Sancor Seguros Brasil é uma empresa seguradora que faz parte do Grupo Sancor Seguros. Fundada na Argentina em 1945, está no Brasil desde 2013 onde estabeleceu sua sede na cidade de Maringá/PR, e atualmente possui presença também no Uruguai e Paraguai.
Como uma empresa preocupada com um serviço da melhor qualidade para oferecer aos seus clientes, a Sancor optou por realizar todo o processo de adequação junto à Privacy Tools, processo esse que se iniciou em abril de 2021.
Durante este processo o time de compliance da empresa promoveu estudos de toda sua estrutura, buscando identificar a solução mais adequada às suas necessidades: o Data Finder, solução de data discovery e automação da privacidade da Privacy Tools.
Hoje a Sancor já colhe os benefícios da implementação do sistema da Privacy Tools, com a diminuição da mão de obra manual por conta das automações configuradas na plataforma, além da centralização da gestão de diversas tarefas e atividades, o que trouxe agilidade ao projeto.
Um dos módulos utilizado é o Data Discovery, que pode ser utilizado tanto no modelo SAAS quanto On-Premise. A Sancor conseguiu otimizar a busca de dados em múltiplos ambientes e serviços no Brasil e fora do país usando sua própria infraestrutura e critérios de segurança, garantindo maior sigilo ao tratamento de dados pessoais.
Adequação começou em 2019
Antes mesmo da LGPD entrar em vigor, a Sancor já se procupava com privacidade e proteção de dados. Em meados de junho/2019 foi criado um “Núcleo LGPD” multidisciplinar responsável pela implementação deste importante projeto, composto pelas áreas de Segurança da Informação, Riscos e Compliance e Jurídico”, contou Thiago Bozelli, DPO da empresa.
Esta jornada sempre esteve focada e alinhada nas diretrizes estabelecidas pela Lei (transparência, disponibilidade, integridade, segurança e confidencialidade das informações).
Todas as áreas da Sancor foram envolvidas desde então para desenvolver alguns trabalhos:
o Inventário de contratos e documentos celebrados pela empresa;
o Comunicados diversos para: Corretores, Oficinas e Colaboradores;
o Atualização de Políticas específicas ao tema (privacidade, tratamento de dados, guarda de documentos, segurança da informação);
o Análise das soluções de TI para adequação dos sistemas legados e de nossos parceiros;
o Campanhas de Endomarketing;
o Elaboração do Relatório de Impacto;
o Treinamento Hacker Rangers.
Plataformas de gamificação
Thiago Bozelli conta que a Sancor treinou os clientes internos através de plataforma de gamificação e campanhas recorrentes, envolveu os parceiros na atenção às responsabilidades compartilhadas e divulgou materiais orientativos aos clientes, como o Guia Prático LGPD feito pela empresa.
“Dessa forma, considerando estas ações somadas às constantes divulgações nas mídias e redes sociais, estamos seguros do bom nível de maturidade de nossos clientes quanto aos cuidados e direitos de privacidade de seus dados”, continuou o DPO.
Quando as empresas buscam uma plataforma de compliance com a LGPD como a Privacy Tools, os benefícios vão muito além de estar em conformidade com a lei, observou ele. Atuando na privacidade do cliente e na relação com os dados pessoais, é possível perceber um aumento na confiança e percepção de valor da marca.
“Acreditamos que para manter uma experiência satisfatória com o nosso segurado, devemos manter o processo o mais transparente possível com relação ao tratamento de seus dados pessoais e, aumentando, dessa forma, a confiabilidade junto aos nossos clientes e parceiros”, comentou Thiago.