Quatro vantagens trazidas pelo uso de tecnologia nos escritórios jurídicos

Renan Oliveira, advogado tributarista e cofundador do Previdenciarista

Com o apoio de lawtechs e legaltechs, muitos escritórios aumentaram o número de processos e clientes, assim como otimizaram a rotina de tarefas e facilitaram a vida dos profissionais

 Durante muito tempo os advogados ficaram conhecidos como conservadores por se colocarem distantes das atualizações tecnológicas das grandes corporações. Isso tem mudado ao longo dos anos. De 2017 até 2021, a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) notou crescimento de mais de 300% no número de startups de Direito, que têm como finalidade auxiliar os profissionais desse setor em sua rotina de trabalho.

“Um bom software hoje pode facilitar muita coisa na rotina de um escritório. A pandemia deixou mais do que clara a necessidade de os advogados se atualizarem também. Com as lawtechs e legaltechs, muitos escritórios aumentaram o número de processos e clientes, assim como otimizaram a rotina de tarefas e facilitaram a vida profissional”, comenta Renan Oliveira, advogado tributarista e cofundador do Previdenciarista.

Em 2021, por exemplo, a plataforma adicionou o Prev Casos à plataforma, que funciona como um “tinder” entre advogados e segurados do INSS em busca de orientação jurídica. 

Considerando este conjunto de avanços, o advogado elencou quatro vantagens em modernizar o escritório de advocacia: 

1 – Acessibilidade e segurança

Esquecer um arquivo em casa ou no escritório pode causar atrasos em uma reunião. Perder um documento pode causar muita dor de cabeça. Mas a tecnologia pode ajudar nisso tudo. “Salvar arquivos em nuvens é muito mais prático. Você consegue guardar muito mais documentos do que seria capaz de arquivar em uma pasta e também pode acessá-los de qualquer celular ou computador, em qualquer lugar que estiver”, explica Oliveira. 

Mas e a segurança? Perdi meu celular, perderei o arquivo? “Não. Essas tecnologias possuem softwares que possibilitam a proteção do arquivo fora do aparelho, tanto que você consegue acessá-lo de outros aparelhos. Para garantir a segurança do conteúdo, é preciso sempre uma boa senha e tomar os mesmos cuidados que tomamos quando falamos de senha de banco ou das nossas redes sociais”, comenta ele.

2 – Praticidade

“Crescemos imaginando que no futuro os robôs fariam boa parte ou quase tudo o que precisamos fazer hoje. A tecnologia já permite que alguns serviços sejam efetuados por Inteligência Artificial, por exemplo”, diz o advogado.

Ele usa como exemplo processos e petições preenchidos automaticamente, após um ou dois dados inseridos: “Isso é muito mais prático e menos burocrático do que ficar preenchendo campo por campo da documentação de um processo”. 

3 – Agilidade

Todo mundo já escutou a frase “tempo é dinheiro”, mas entregar qualquer material sem qualidade não conta. A tecnologia é uma ferramenta aliada nesse processo.

“No Prev, por exemplo, criamos uma calculadora inteligente ligada ao sistema do INSS. Assim, com poucos dados do segurado, conseguimos realizar o cálculo da vida toda de serviço dele em menos de cinco minutos, enquanto esse processo, se feito a mão, poderia levar horas para chegar a um resultado”, salienta Oliveira. 

4 – Organização e acompanhamento

“Check lists, agendas e aquela papelada toda que antes ficavam na mesa podem nem existir mais se você usar as ferramentas certas”, comenta o advogado.

Na plataforma Previdenciarista, conclui ele, é possível ter o seu próprio “arquivo” dentro da plataforma, facilitando o gerenciamento de todas essas informações e dos andamentos de cada atividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *