Compromisso com a agenda Environmental, Social and Governance resulta em mudanças importantes na maneira como as empresas são geridas, avaliadas e percebidas pela sociedade
Izabela Rücker Curi (*)
As práticas Environmental, Social and Governance (ESG) são essenciais para fortalecer a reputação e a confiabilidade de uma empresa. No mercado atual, organizações que investem e se destacam na área são frequentemente citadas como líderes em responsabilidade social e ambiental, obtendo impactos positivos em suas operações e, consequentemente, em seus resultados financeiros.
O compromisso com os critérios ESG tem impacto significativo na governança corporativa, resultando em alterações importantes na maneira como as empresas são geridas, avaliadas e percebidas pela sociedade. As práticas exigem a implementação de métricas e indicadores claros, o que fortalece a prestação de contas e promove maior transparência nas operações e processos corporativos.
A tomada de decisões passa a ser baseada em riscos (ambientais, sociais e regulatórios), o que contribui para a promoção da sustentabilidade do negócio. Além disso, empresas que seguem práticas ESG priorizam o engajamento com stakeholders – como investidores, clientes, colaboradores e comunidades – que passam a enxergá-las como mais responsáveis e comprometidas.
A maior confiança de stakeholders fomenta um diálogo mais inclusivo, considerando necessidades e expectativas diversas. Esse alinhamento com valores contemporâneos gera identificação e admiração tanto entre consumidores quanto entre investidores, sem falar na sociedade em geral. A atuação sustentável e ética reduz riscos de escândalos, danos ambientais e práticas inadequadas, fortalecendo a percepção positiva da marca.
Preferência do mercado
No que diz respeito especificamente aos investidores, já é comprovado que eles têm preferência por empresas com boas práticas de governança e sustentabilidade. Já em relação ao padrão de consumo atual, diversas pesquisas demonstram que os consumidores modernos preferem marcas que demonstram responsabilidade.
Enquanto isso, funcionários de organizações comprometidas com boas práticas costumam sentir-se mais orgulhosos com o próprio trabalho e, desta forma, ser mais motivados e produtivos.
Porém, para que os resultados sejam realmente alcançados, o engajamento deve ser verdadeiro. Hoje, muito se fala sobre o green washing e o social washing, práticas em que, respectivamente, empresas tentam criar uma falsa impressão de compromisso com questões ligadas à sustentabilidade ambiental e causas sociais importantes.
Fuja delas! Tudo o que envolve a divulgação de mensagens ou campanhas enganosas é altamente prejudicial. O real compromisso com as práticas ESG é o segredo para que o caminho seja longo e próspero.
(*) Advogada, sócia fundadora do Rücker Curi – Advocacia e Consultoria Jurídica e da Smart Law, startup focada em soluções jurídicas personalizadas para clientes corporativos. Atua como conselheira de administração certificada pelo IBGC.