Ivan Pires Júnior, diretor de Mercado para o Setor Jurídico da Benner
Graças à tecnologia de Machine Learning, solução é capaz de mostrar aos advogados qual o fórum que oferece maior assertividade para um determinado processo
O setor jurídico passou por uma revolução tecnológica nos últimos três anos, em direção ao Direito 4.0. Antes disso, os escritórios não investiam, porque os recursos tecnológicos eram considerados apenas despesas. Hoje esse cenário mudou. Tecnologias como Inteligência Artificial, Blockchain, Business Intelligence e OCR começam a dispensar os advogados de atividades que não são estratégicas e ajudá-los nas tomadas de decisão. As considerações são de Ivan Pires Júnior, diretor de Mercado para o Setor Jurídico da Benner, em entrevista concedida a Law Innovation.
“O grande progresso ocorreu na área trabalhista. As novas tecnologias estão tentando diminuir o imenso volume de processos existentes no Brasil, auxiliando muito o Judiciário no seu dia a dia de trabalho”, afirma Pires Júnior. Segundo ele, no rastro da evolução tecnológica estão atualmente as startups, como as legaltechs, empenhadas em tornar o setor jurídico mais dinâmico, eficiente e conectado.
Nesse contexto, a Benner vem comercializando o Benner Jurídico, uma plataforma inteligente, modular, mobile, para gestão judicial. “Aberta e segura, a nossa solução se propõe a receber as inovações das startups, que conectarão nossa base de sistemas”, explica o diretor.
Voltada para os departamentos jurídicos de empresas, a plataforma é considerada uma das mais completas do mercado. Possui serviços diversificados, como: Gestão do Contencioso: Jurídico, Financeiro Orientado a Papéis, Gestão de Honorários, Conciliação de Depósitos, Acordos Extrajudiciais, Circularização, e.Social; Soluções de Inteligência: Assistente Virtual/ Chatbot, Analytics, Plataforma Mobile, Cadastro com Inteligência Artificial; BTO de Cálculos Trabalhistas, BTO de Prepostos, entre outros serviços.
Entre as tecnologias inseridas na plataforma de gestão judicial da Benner está a tecnologia de Machine Learning, capaz de mostrar aos advogados, por exemplo, qual o fórum que oferece maior assertividade para um determinado processo.
De acordo com o entrevistado, o grande diferencial da Benner é oferecer aos usuários o BTO. Ou seja, a terceirização de serviços não estratégicos das companhias. “Somos a única empresa da América Latina que faz o BTO”, assinala ele.
Ganhos de compliance
Outras vantagens da solução, cuja proposta é deixar os advogados mais focados em atividades estratégicas, são permitir a realização de acordos rápidos, para não virarem processos dentro das companhias, reduzir despesas operacionais, encerrar processos mais rapidamente e propiciar ganhos de compliance. “Com ela, as empresas passam a atender rigorosamente as leis”, frisa o executivo.
De acordo com Pires Júnior, para usufruir de todos esses benefícios, os departamentos jurídicos das grandes companhias enfrentam alguns desafios. “Para usar corretamente nossa solução, as empresas precisam ter, em primeiro lugar, um grau de maturidade de governança corporativa para poder receber as inovações. Ou seja, precisam ter uma base para incorporar processos dentro da nossa plataforma”, orienta.
Na lista de usuários da plataforma estão Santander, McDonald’s, Banco Inter, TIM, Unilever e Companhia Energética do Rio Grande do Sul. A área jurídica da Benner é uma das mais promissoras da empresa. “Para acompanhar as inovações tecnológicas, esse setor vem recebendo investimentos pesados em inovação”, conclui o entrevistado.