Lucas Paglia, sócio da P&B Compliance
Fundada por advogados, empresa une tecnologia de rastreamento e cruzamento de dados à implantação de medidas de conformidade
A preocupação das empresas em estruturar seus programas de conformidade e a baixo custo é cada vez maior. Deflagrada em 2014, a operação Lava Jato mostrou como executivos e suas companhias estão vulneráveis e suscetíveis a casos de corrupção e irregularidades.
É dentro desse contexto que os advogados Lucas Paglia e Renato Breunig criaram a P&B Compliance. A partir de plataformas de softwares que permitem prospectar dados públicos e privados de empresas e pessoas, a consultoria busca antever riscos na tomada de decisões — como, por exemplo, a contratação de uma pessoa que tenha relações com figuras expostas publicamente. A P&B trabalha com as últimas evoluções e movimentos disruptivos do ambiente digital e tecnológico no mundo todo.
“A necessidade de lidar com informações relevantes que correm tanto em ambientes públicos quanto privados ao contratar ou ser contratada causa preocupação constante nas empresas”, explica o sócio Lucas Paglia.
Para empresas pequenas e médias, as plataformas garantem preços menores e maior velocidade na tomada de decisões. É o chamado Compliance Tech. “Não ter compliance é um diferencial negativo no cenário atual”, diz Paglia. “Entretanto, o alto custo e dificuldade de implementação afastam as pequenas e médias empresas de entrarem em conformidade.”
A ideia de criar a P&B nasceu por conta de recentes demandas ligadas ao compliance das empresas nacionais e multinacionais, com as quais os sócios tiveram contato quando trabalhavam com escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.
Com isso, ela busca auxiliar gestores na prevenção e gerenciamento de riscos e na tomada de decisões importantes, “Com visão 360º, buscando maior proteção, segurança e performance”, completa Renato Breunig.
Em duas frentes de serviços, a P&B Compliance atende diferentes tipos de necessidades. Além da Compliance Tech, que integra ferramentas digitais ao trabalho de conformidade das corporações a leis e normas reguladoras, há a de Proteção de Dados & Privacidade.
A segunda frente visa atender as demandas da Lei Geral de Proteção de Dados. Seu objetivo é auxiliar as empresas nas políticas de proteção aos dados pessoais, o que será exigido a partir de agosto de 2020.
Sobre os sócios
Lucas Paglia é advogado especialista em gerenciamento, mitigação e mapeamento de risco, pós-graduado em Compliance pela Fundação Getúlio Vargas e certificado pelo INSPER em Proteção de Dados & Privacidade, tendo trabalhado para empresas nacionais e multinacionais.
Renato Breunig é advogado certificado pela Behaviour Brasil em Implementação de Políticas Antissuborno (ISO 37001 – International Organization For Standardization), especialista e pós-graduado em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, MBA em Gestão Ambiental, com larga experiência em serviços de gestão e orientação jurídica na área de Saúde.