Parceria entre Capgemini e SAP busca oferecer soluções de apoio às práticas sustentáveis

Juliana Almeida, Vice-Presidente de Iniciativas e Parcerias Estratégicas da Capgemini Brasil

A curva de maturidade de ESG está em evolução e a ideia da parceria é apoiar as organizações clientes para que elas tenham uma fundação tecnológica sólida e escalável, viabilizando o conceito de Sustainability by Design

A sustentabilidade é uma prioridade estratégica da Capgemini, que elegeu como um de seus principais objetivos tornar-se Net Zero até 2040 e contribuir com a redução de pelo menos 10 milhões de toneladas de carbono na atmosfera até 2030. O caminho para efetuar esta meta será implantar projetos de Environmental, Social and Governance (ESG) que buscam formas de inserir a sustentabilidade nos negócios dos clientes.

A multinacional uniu-se aos principais players do mercado de tecnologia para a construção de soluções capazes de abranger todas as dimensões necessárias para uma operação voltada a um futuro mais sustentávelEm 2023, ela lançou a jornada de sustentabilidade em parceria com a Microsoft e, agora, prossegue com a evolução de seus serviços com um conjunto de soluções SAP que focam em gerenciar a pegada de carbono, reduzir o desperdício de materiais e tornar a organização socialmente responsável. 

A Capgemini Brasil foi a primeira parceira da SAP no mundo a receber o Selo Verde da SAP, mais um reconhecimento que reforça sua capacidade de oferecer soluções ESG. “Unimos a tecnologia da SAP com a grande experiência da Capgemini para dar aos clientes os resultados de negócios que estão buscando. A sustentabilidade está ganhando força em nível mundial e com essa sinergia entre SAP e Capgemini estamos deixando a nossa marca no mundo”, destaca Benjamin Cabides, LAC Head Partner Manager Cloud & BPO Vice-presidente da SAP.

Atualmente é comum ver empresas incorporando algumas políticas e metas de ESG em suas estratégias. Elas, porém, enfrentam os desafios de colocá-las em prática e reportar as ações socioambientais e de governança. Cada vez mais há pressão de investidores, consumidores, colaboradores, parceiros e órgãos reguladores. Não há outra forma, a não ser ganhar agilidade e ter informações confiáveis para evitar o greenwashing, que hoje é uma grande preocupação entre os líderes empresariais.

No pilar ambiental, por exemplo, o recente estudo “A world in a Balance: Why sustainability ambition is not translating to action”, divulgado recentemente pelo Capgemini Research Institute, indica que a falta de dados confiáveis é uma das maiores dores, com 50% das empresas despreparadas ou pouco preparadas para usar dados de emissões de carbono para orientar decisões de negócios. Portanto, informação confiável e em tempo real, granularidade e rastreabilidade do ciclo de produção, de manutenção e dos processos de negócios são aspectos essenciais na sustentabilidade que são atendidas pela tecnologia SAP.

Pacote de serviços e ferramentas

“Quando idealizamos essa parceria e desenhamos nossos modelos comerciais, optamos também por fornecer a solução de sustentabilidade como serviço, e isso tem sido um dos nossos principais diferenciais. Isso significa que podemos atender a organização na proporção adequada para o momento da jornada verde em que ela estiver, com um pacote fechado de serviços e ferramentas, simplificando o processo de compras e viabilizando a escalada sem onerar demais o orçamento dos clientes”, afirma Juliana Almeida, Vice-Presidente de Iniciativas e Parcerias Estratégicas da Capgemini Brasil. “O mais importante é garantir que nossos clientes consigam dar o primeiro passo e aos poucos consigam evoluir”, conclui a executiva.

O foco das duas empresas, situam elas, não é apenas implementar uma solução, mas entender como as organizações vão conseguir, na prática, engajar, monitorar e trazer resultados efetivos para o planeta.

Durante o apoio aos clientes na seleção de plataformas, existe uma grande preocupação na operacionalização das ferramentas, processos e pessoas envolvidas. A experiência de ambas as parceiras busca trazer uma visão mais ampla sobre os fatores decisórios que os clientes precisam considerar para não se frustrarem.

As ações de sustentabilidade devem ir além da pressão regulatória que a cada dia evolui mais, entendendo-se que o ESG poderá trazer novas perspectivas que, se bem exploradas, agregam muito na competitividade das companhias, já que a melhora dos processos organizacionais enriquece o relacionamento com colaboradores e fornecedores, além de trazer transparência e oportunidades para criar produtos e serviços.

A curva de maturidade de ESG está em evolução e a ideia da parceria é apoiar as organizações para que elas tenham uma fundação tecnológica sólida e escalável. Sustainability by Design é um dos pilares de trabalho da Capgemini, concebido, segundo ela, para ajudar empresas a viabilizarem a sustentabilidade de forma profunda e holística.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *