Obra trata dos aspectos legais e de segurança da informação que cercam o trabalho remoto, adotado pela maioria das empresas nestes tempos de pandemia
Para tratar dos desafios jurídicos e de cibersegurança trazidos pela prática do trabalho remoto, o Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados e a ICTS Protiviti estão lançando a cartilha “Implementação do Home Office – Perspectivas Jurídica e de Segurança da Informação”.
Com a declaração da pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a maioria das empresas se viu obrigada a migrar suas operações para o home office – parcial ou integralmente –, a fim de garantir a continuidade dos negócios. E tudo isso de uma hora para outra.
Acontece que o modelo foi tão eficiente que acabou se revelando como um caminho sem volta. De acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o teletrabalho poderá ser adotado em 22,7% das ocupações no Brasil, alcançando mais de 20 milhões de pessoas mesmo quando a crise de saúde pública tiver sido controlada.
Isso equivale a dizer que, a cada cinco trabalhadores formais, um poderá permanecer trabalhando a distância. Esses números colocariam o Brasil em segundo lugar no ranking de países da América Latina que mais promovem o home office e na 45ª posição na classificação global.
Mas o fato é que, como tudo aconteceu rápido demais, muitas organizações sequer tiveram tempo hábil para fazer uma avaliação criteriosa dos riscos legais e de segurança da informação envolvidos no trabalho fora das dependências corporativas.
A fim de ajudá-las a identificar tais riscos, adotar medidas para mitigá-los e pautar-se pelas melhores práticas, o Opice Blum e a ICTS Protiviti lançam a obra.
O material foi elaborado sob duas perspectivas. A jurídica, que contou com a vasta experiência do escritório que traçou como meta apoiar os clientes na evolução digital, com segurança jurídica e serviços especializados. E a da segurança da informação, que teve a colaboração da ICTS Protiviti, empresa de consultoria, auditoria e serviços em gestão de risco.
A cartilha já está disponível para download gratuito no seguinte link: https://opiceb.lu/implementacao-do-home-office