Odebrecht adota solução para gestão de contenciosos com visão unificada dos clientes

Alessandro Rodrigo Santana Coelho, líder de Anaytics e Digital na OEC

Ferramenta de CRM da Brasoftware ajuda a companhia a reduzir casos de inadimplência e custos processuais

Com o objetivo de simplificar, otimizar e garantir maior transparência e inteligência à gestão dos contenciosos jurídicos e dos relacionamentos com seus clientes e, a OEC – Odebrecht Engenharia & Construção, um dos maiores Grupos Empresariais do País, contratou a Brasoftware, um dos principais provedores de tecnologia do mercado brasileiro, para a adoção de uma solução que permitisse ter uma visão unificada de seus clientes, por diferentes áreas da empresa.

Com a média de valores contratuais muito alta, o ramo da construção civil não está imune à inadimplência, que aciona o departamento jurídico para a cobrança dessas pendências financeiras através de processos judiciais. Esse procedimento, chamado contencioso cível, é caro e trabalhoso, além de perdurar por muitos anos na Justiça. Entretanto, não é incomum que clientes que tenham pendências financeiras com a empresa voltem a fazer negócios, solicitando orçamentos, assinando contratos e iniciando uma nova relação comercial.

Diante desse cenário, a OEC identificou a necessidade de adotar uma solução que permitisse integrar as informações do setor que faz a gestão dos “Negócios não operacionais”, responsável pelos processos de contencioso, com os dados colhidos pela equipe de vendas, que está na linha de frente das negociações com os clientes. Para atender a essa necessidade, a Brasoftware estruturou um projeto utilizando o Dynamics 365 for Sales, um sistema de CRM que permite às empresas unificar suas atividades diárias e dados em uma interface comum, segura e interativa.

Através dessa ferramenta, foi possível realizar o cruzamento de dados entre as equipes e garantir um maior aproveitamento e aprimoramento nas relações com clientes e fornecedores. Com as informações geradas, é possível identificar se vale a pena levar o processo para o litígio ou se os valores podem ser renegociados ou mesmo abatidos, frente aos novos projetos que estão sendo cotados. Além disso, com o cruzamento dessas informações, o número de clientes inadimplentes tende a cair significativamente e, por consequência, o número de processos da área de contencioso, gerando, assim, uma economia relacionada a custos processuais e um aumento na receita da companhia, que tende a ter um maior número de contratos fechados.

De acordo com Alessandro Rodrigo Santana Coelho, líder de Anaytics e Digital na OEC, “na primeira fase do projeto, focamos em realizar a gestão dos nossos negócios não operacionais, que abrangem obras paralisadas ou encerradas com algum tipo de processo contencioso em aberto, utilizando a solução Dynamics para centralizar todo o processo de follow-up, controle de atividades e documentos relacionados a esses casos.” Dessa forma, a ferramenta torna-se um banco de dados, com registros claros e completos, permitindo a organização e o armazenamento adequado de documentos de maneira eficiente, segura e inteligente, possibilitando a localização rápida, proporcionando um melhor fluxo de trabalho para todos, além de facilitar o acompanhamento de processos.

O processo de instalação da solução foi iniciado no começo do ano e englobou treinamentos para as equipes jurídicas e de vendas. Em operação desde julho, o projeto tende a ser ampliado nos próximos meses, aumentando não só a gestão do contencioso, que trará dados financeiros sobre o custo dos processos, mas também incluindo a implementação do CRM que garantirá maior integração com as demais áreas (de venda) da empresa, permitindo uma visão 360° da gestão do relacionamento com o cliente.

“Esse projeto feito em parceria com a Brasoftware está nos ajudando muito no processo de modernização e visão integrada dos nossos clientes – algo que garantirá maior assertividade e otimização de custos importantes”, complementa Alessandro.

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