Com experiência acumulada em projetos e desafios enfrentados, as consultorias conseguem compreender de forma completa e estratégica o perfil de seu cliente e o ambiente no qual o seu negócio está inserido
Alan Lopes (*)
A primeira resposta para essa pergunta é: experiência. Quando um profissional parte para atuação em uma consultoria, normalmente ele já carrega uma grande base de conhecimento, anos de experiência com sistemas de gestão, modelos de negócios e atuação em diferentes empresas, segmentos e portes.
Muitos deles já passaram por inúmeras situações em projetos, enfrentaram os mais diversos desafios e, por terem um olhar mais clínico, conseguem compreender de forma completa e estratégica o perfil de seu cliente e o ambiente no qual o seu negócio está inserido.
Especialistas no mapeamento e identificação das necessidades das empresas, as consultorias conseguem desenvolver a arquitetura e a especificação da solução mais adequada à operação do cliente, de forma individual e personalizada.
Outro ponto é que, falando especificamente das não franqueadas e isentas do processo de homologação, estas não possuem vínculos com a fabricante e por esse motivo não estão condicionadas ao modelo de negócio e posicionamento da desenvolvedora, estando livres para prática de valores e condições muito mais atraentes e aderentes ao cenário de cada empresa.
A estrutura da maioria das consultorias é diversificada, com equipes preparadas para atendimento conforme o perfil e porte de seus clientes, priorizando as necessidades e melhor experiência do usuário.
De maneira intrínseca, o compromisso empenhado por parte das consultorias para que os projetos de implementação ou desenvolvimento em clientes tenham os melhores resultados possíveis é praticamente uma regra.
Uma das características mais marcantes desse modelo de atuação é a agilidade, tanto no atendimento quanto na entrega. Essa diretriz é fundamental e permeia todas as ações da consultoria, desde análises, pesquisas e desenvolvimento até a inovação.
Estruturas próprias para atendimento
Algumas consultorias contam com estruturas próprias para atendimento e relacionamento com empresas de grande porte – em processos de expansão, aquisições ou mudanças de modelo de negócio. Na CRM Services, por exemplo, oferecemos um atendimento consultivo, por meio de equipes especializadas em diferentes segmentos.
A ideia é oferecer um atendimento completo, incluindo, além da implantação, desenvolvimento e suporte técnico, também serviços operacionais. Esse modelo reduz significativamente os custos do projeto, substituindo a necessidade de se manter uma estrutura interna, com um grande número de profissionais contratados apenas para processar volumes de dados.
Enfim, esse é o papel das consultorias – simplificar e agilizar os processos, provocando mudanças de padrões em atendimento e implantação, contribuindo para o posicionamento e produtividade, promovendo reduções significativas de custos e ROI dos investimentos em tecnologia, e, consequentemente, viabilizando a jornada digital das empresas.
(*) CEO da CRM Services