Assim como o sucesso das organizações depende da confiança, o mesmo acontece com a Inteligência Artificial. Uma IA transparente, responsável e centrada no humano requer um compromisso das lideranças empresariais.
Tonny Martins (*)
Os avanços no campo da Inteligência Artificial (IA) se tornaram catalisadores de mudanças. Sem dúvida, a IA está desempenhando um papel fundamental hoje nas diferentes áreas das empresas e também entre os consumidores. Embora talvez muitos não se deem conta, interagimos com a IA em tarefas cotidianas. Ela está no uso de assistentes virtuais que nos atendem em compras, bancos e outros serviços ou até mesmo quando aplicamos essa tecnologia para descobertas científicas, a exemplo do desenvolvimento de materiais mais sustentáveis.
Na América Latina, a adoção da IA, assim como seu impacto nas empresas e na sociedade, está em um momento de mudança. Hoje, quase 30% dos profissionais de tecnologia da informação na região dizem que implantaram IA em suas empresas em 2022 e 66% aceleraram os investimentos e a utilização dessa tecnologia nos últimos 24 meses, de acordo com o IBM Global IA Adoption Index.
Os casos de uso em diversas indústrias estão se multiplicando exponencialmente para cobrir uma grande variedade de aplicações, que vão desde a eficiência operacional, redução de custos e automação até a otimização da cadeia de suprimentos, captando novas oportunidades de mercado e melhorias na experiência do usuário, entre outras possibilidades.
Por exemplo, no Brasil, a Drumwave está colocando o consumidor no controle de seus dados por meio de uma carteira que permite a pessoas e empresas decidirem se e como querem dar acesso aos seus dados, possibilitando que recebam reconhecimento, recompensa ou remuneração nessas transações. A IA no IBM Cloud Pak for Data em IBM Cloud foi implementada para ajudar a Drumwave com a catalogação de dados e a criação de perfis para gerenciar suas diversas fontes em um só lugar.
Operação sustentável com IA
A sustentabilidade se tornou uma das principais prioridades para os CEOs da América Latina, bem como um de seus maiores desafios. No entanto, a IA está pronta para desempenhar um papel cada vez maior dentro das iniciativas de sustentabilidade e em alinhar as operações de negócios com seus objetivos de ESG (Environmental, Social and Governance).
A IA tem o potencial de resolver desafios relacionados à eficiência dos processos comerciais e precisão de dados, automatizando a coleta e a análise de dados relacionados ao clima, por exemplo. Hoje, 66% dos profissionais de TI na América Latina indicam que suas empresas implementaram Inteligência Artificial ou têm planos para fazê-Lo com o objetivo de acelerar iniciativas de ESG.
No entanto, à medida que a IA amadurece dentro das organizações, também surgem as práticas de IA confiáveis, responsáveis e éticas. Como líderes, devemos impulsionar uma IA ética e transparente em toda a organização. Trata-se de criar e gerenciar sistemas de Inteligência Artificial que sejam benéficos para todos. Dessa forma, devemos ser capazes de explicar como a IA chega a uma conclusão, além de garantir o controle para evitar os vieses nos dados e no sistema em geral.
Se as empresas estão apostando nessa tecnologia na região, qual é a nossa responsabilidade como líderes? Aqui, um dos grandes desafios vem do fato de que o campo da ética aplicada à IA ainda é relativamente novo e a maioria das empresas menciona a falta de habilidades e treinamento como barreiras para a sua execução.
Trabalho com ecossistema
Por isso é tão importante trabalhar com o ecossistema de clientes, parceiros, governo, academia e organizações sociais, para colaborar, nos apoiar, compartilhar melhores práticas e acelerar a implementação de sistemas de IA que sejam confiáveis. Os clientes e os cidadãos exigem este procedimento e precisamos garantir sua execução.
Embora grandes avanços tenham sido observados no impulsionamento da Inteligência Artificial, desde as operações de negócios até a sustentabilidade, é necessário que as empresas garantam que os consumidores possam apreciar os benefícios de uma IA confiável e responsável.
Assim como o sucesso das organizações depende da confiança, o mesmo acontece com a Inteligência Artificial. Uma IA confiável e responsável requer um compromisso da liderança. A adoção desta tecnologia hoje se encontra em um ponto de virada em nossa região. A IA centrada no humano é o caminho a seguir para um presente e um futuro mais inovadores e marcados pela melhora na eficiência.
(*) IBM LA Technology General Manager