Marketplace de Lawtechs da OAB-SP completa um ano com resultados expressivos

Solano de Camargo, presidente da Comissão de Privacidade, Proteção de Dados e Inteligência Artificial da OAB-SP    (Crédito da foto: Mateus Sales, OAB-SP)

Plataforma tem parceria com quase uma centena de lawtechs, tendo registrado aumento de 65% no número de usuários em 2024, além da expansão do catálogo de produtos e serviços oferecidos

Lançado em agosto de 2023 em celebração ao mês da advocacia, o Marketplace de Lawtechs da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB-SP) completa um ano com resultados expressivos. A plataforma, criada para oferecer diversos serviços de empresas de tecnologia focadas no atendimento jurídico, já tem parceria com quase uma centena de lawtechs e registrou significativo aumento no número de usuários ao longo deste ano.

Entre os pontos altos desses 12 meses de existência da plataforma, alguns se destacam, como a expansão do catálogo de produtos e serviços. “Compuseram espaço ferramentas de gestão de escritórios, plataformas de Inteligência Artificial para análise de documentos, softwares de automação de processos, ferramentas de gestão de dados pessoais (LGPD) e Jurimetria. Estamos com quase 100 empresas inscritas e cerca de 80 já divulgadas, constituindo um dos maiores ecossistemas de inovação jurídica do Brasil”, explica Solano de Camargo, presidente da Comissão de Privacidade, Proteção de Dados e Inteligência Artificial da OAB-SP.

Visando levar informação e facilitar ainda mais o acesso de advogados e advogadas, eventos e capacitações também foram realizados durante o ano. “Utilizamos essas oportunidades para divulgar as soluções do Marketplace e educar os advogados sobre as novas tecnologias disponíveis, como o lançamento comercial do Copilot para a advocacia, em junho”, afirma Camargo.

O reflexo desse trabalho pode ser notado no número de usuários da plataforma, que registrou, em 2024, aumento de 65%, entre advogados e escritórios que passaram a utilizar as soluções oferecidas pelo Marketplace. E o retorno por parte dos profissionais é considerado positivo.

“O Marketplace da OAB-SP tem funcionado como um guia, um verdadeiro farol quando penso em novas tecnologias. Primeiro, porque indica o que há de disponível no mercado e depois porque apresenta fornecedores que entendem da realidade do advogado. Tenho utilizado bastante as ferramentas de Jurimetria para me indicar a melhor jurisprudência para cada processo”, destaca, por exemplo, o advogado José Silveira.

Com o Marketplace de Lawtechs, os advogados têm acesso a diversos serviços tecnológicos inovadores, divididos em categorias. Todas as empresas cadastradas foram analisadas pela OAB SP. O portal também oferece a possibilidade de novas empresas se cadastrarem.

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